Benefícios ao usar um bom sistema de RH


Postado em 07/12/2017



A área de Recursos Humanos tem se estruturado de uma maneira cada vez mais assertiva e responsável no mercado. Isso porque a tecnologia vem auxiliado, e muito, no que se refere ao uso inteligente de plataformas e sistemas cada vez mais otimizados e programados de acordo com as necessidades das empresas. Como resultado, o que se percebe é um ótimo retorno comparado ao investimento (ROI elevado), colaboradores satisfeitos, marca fortalecida e redução de riscos diante de uma possível não-conformidade com as leis vigentes. Começar com a implementação de um sistema que atenda às necessidades da sua companhia parece um ótimo primeiro passo, não é mesmo? Portanto, descubra 4 benefícios ao usar um bom sistema de RH e veja quais são as vantagens! 
 
Produtividade + Receita > Para começar é importante dizer que uma das vantagens mais claras de se trabalhar com um software de RH está, justamente, na manutenção da produtividade dentro do departamento. O motivo se dá em razão da plataforma automatizar várias atividades e funções, como registro de horário-ponto e folhas de pagamento. Como consequência há economia de tempo e energia dos funcionários do setor. Assim, eles contam com disponibilidade para sugerir ações novas, planejar, treinar outros colaboradores e realizar um trabalho mais completo. Essas ações podem diminuir ou até eliminar uma série de tarefas manuais ( lançamentos duplicados e preparação de relatórios com dados extraídos de sistemas diversos) e os profissionais podem ser direcionados para atividades significativas na empresa. Economia de tempo= disponibilidade de recursos! 
 
Fortalecimento da Cultura da Empresa > Reunir dados que estão espalhados por todos os cantos (nos descritivos de missão, visão e valores da companhia, por exemplo), também significa refletir de forma correta o que é o DNA da marca. Como ela pensa e se expressa. E explicar o que ela pretende trazer de especial para o cotidiano de seus colaboradores, organizando o modo de trabalho e de relacionamento profissional dentre os vários participantes das equipes de trabalho, também é de grande importância. Quando se trata do seu software de RH, isto é ainda mais válido. Por que não incentivar os seus funcionários a falarem o que pensam sobre a empresa? O software pode colocá-los em contato, permitindo a compreensão e o conhecimento sobre cada indivíduo dos diferentes setores. A ação vai promover, certamente, a união e a empatia dentre os funcionários. 
 
Menor Chance de Errar > Falhas são comuns no ambiente empresarial. O cuidado que deve ser tomado, no entanto, tem como premissa evitar complicações graves, sejam elas fiscais ou financeiras. Neste sentido, outro benefício proporcionado pelos softwares de RH é o auxílio na automatização de processos e atividades de rotina. Mais uma vez, o objetivo é tornar os processos ágeis e efetivos, fazendo tudo com segurança e assertividade.   
 
Conformidade com as leis > De acordo com que já foi mencionado, erros podem custar caro para as marcas. Empresas  grandes, pequenas e médias devem cumprir uma série de leis estaduais e federais e gerenciar todas essas informações demanda cuidado e estratégia.  O intuito do software de RH é oferecer métodos fáceis para gerenciamento de todos os dados do seu negócio, incluindo informações relacionadas à conformidade. É seguindo esses preceitos que tudo irá caminhar segundo as leis vigentes, o que constitui, sem dúvidas, fator determinante para o funcionamento de seu negócio. Isso fará com que sua empresa atue sem correr riscos desnecessários. 
 
Torna-se essencial destacar que as empresas devem constantemente elaborar estratégias com base em seu próprio funcionamento interno e de sua concorrência. Um software de RH geralmente inclui ferramentas de métricas para analisar com exatidão questões como taxa de rotatividade e custos de contratação. 
 
 
Gostou das dicas? Então veja quais os cursos ofertados na área de Gestão de Pessoas
 

0800 378 2246





Lista de Tag's

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2016