Benefícios comprovados do ferro


Postado em 09/02/2018



A condição mais comumente associada à deficiência de ferro é a anemia ferropriva, encontrada frequentemente em crianças, adolescentes e gestantes. Deve-se observar que a deficiência de ferro também pode ocorrer sem anemia, produzindo sintomas como fadiga, problemas de comportamento (diminuição da vivacidade e dificuldade de concentração), fraqueza muscular e maior suscetibilidade a infecções.
 
Vantagens de um consumo regular de ferro: 
 
Previne anemia: O ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, pigmento das células vermelhas do sangue. A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de anemia.
 
Ótimo para o coração: O ferro é importante para o coração porque é parte formadora de proteínas chamadas mioglobinas, que estão presentes no miocárdio (músculo do coração) e são responsáveis pela boa oxigenação deste músculo.
 
Fortalece a imunidade: A presença de ferro ajuda a melhorar a imunidade porque este mineral age na manutenção do sistema imunológico. A deficiência de ferro contribui para falhas cognitivas incluindo menor desempenho neuropsicológico em bebês, crianças em idade pré-escolar e em idade escolar, adolescentes e adultos.
 
Essencial para a oxigenação: O ferro é essencial para o transporte de oxigênio para todo o corpo. 
 
Bom para a pele: O ferro desempenha um papel na produção de colágeno e elastina, ambos componentes necessários na integridade do tecido conjuntivo. Por isso, é essencial para manter a saúde da pele.
 
_________________
 
Gostou dessas ficas? Os cursos de Pós em Nutrição da Estácio também trazem informações interessantes e, em suas disciplinas, abordam temas como a importância de determinadas vitaminas para uma vida saudável. Confira! 
 

0800 378 2246



Copyright © Pós Graduação Estácio 2018