Bursite ou tendinite? Entenda


Postado em 05/02/2018



De acordo com informações de especialistas de saúde, a tendinite é a inflamação do tendão, a parte final do músculo que se liga ao osso. 
 
Já a bursite é uma inflamação da bursa, que corresponde a uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial. Essa bolsa serve de "almofada" para determinadas estruturas como tendões e proeminências ósseas.Ela atua evitando o contato com estas estruturas que poderiam ser danificadas pelo atrito constante.
 
Sintomas de ambos os problemas: 
 
Dor na articulação;
Dificuldade em realizar movimentos com esta articulação;
A articulação pode estar inchada, avermelhada ou com uma pequena elevação da temperatura, devido a inflamação.
 
Estes sintomas podem surgir aos poucos. Inicialmente eles têm tendência a surgir quando o indivíduo realiza algum esforço como carregar uma sacola pesada, ou esforço repetitivo por exemplo, mas em alguns casos estes sintomas podem surgir após um traumatismo ou uma pancada na região. 
 
Causas: 
 
Traumatismo direto;
Esforço repetitivo com a articulação afetada;
Excesso de peso;
Desidratação do tendão, da bursa ou da articulação.
 
Muitas vezes a tendinite leva à bursite e a bursite leva à tendinite.
 
Diagnóstico 
 
Pode ser feito pelo médico ao observar exames de imagem como tomografia ou ressonância magnética da articulação, ou pelo fisioterapeuta através de testes e exames físicos específicos.
 
Tratamento 
 
O tratamento para tendinite e bursite é muito semelhante, ele pode ser feito com a toma de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico e algumas sessões de fisioterapia. Mas é importante o fisioterapeuta saber quando se trata de uma tendinite e quando se trata de uma bursite pois os aparelhos de fisioterapia poderão ser posicionados e graduados de forma diferentes, o que pode adiantar ou retardar a cura da doença.
 
Ficou interessado?
 
Acesse nossos cursos de Pós em Fisioterapia e fique por dentro de outros assuntos neste campo. 
 

0800 378 2246

Aluno Trancado




Lista de Tag's

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2018