Como a experiência profissional pode ajudar na sua carreira


Postado:


Experiência profissional é visto por muitos gestores como um fator positivo na trajetória profissional. Com a experiência de trabalho, há a chance de ganhar valiosas sobre o trabalho e também adquirir conhecimento que você não seria capaz de alcançar somente por um curso universitário.

A experiência de trabalho deve principalmente ser vista como uma chance de ganhar um insight sobre o ambiente de trabalho. Muitas faculdades e universidades oferecem isto através de estágios como parte de seus cursos. Por exemplo, se você está cursando uma faculdade de jornalismo, pode haver a possibilidade de experiência de trabalho em um jornal, portal de noticias, etc. Em muitos casos, as pessoas conseguem ser efetivadas para trabalharem tempo integral no local onde de sua primeira colocação profissional. Atualmente, esta é uma atitude tomada por muitas empresas, como forma de desenvolver a pessoa, investir e reter talentos.

Outro benefício que a experiência profissional traz é a possibilidade de definir a escolha de carreira e área de atuação com mais facilidade. Quando se conhece mais sobre a empresa onde se trabalha, o segmento que ela integra e o que cada departamento dentro faz, é mais fácil decidir a função que mais lhe traz prazer em trabalhar. Além disso, conhecer todo o processo de operação de uma empresa é uma boa maneira de crescer profissionalmente, uma vez que suas decisões estarão mais fundamentadas e aliadas ao andamento de outros departamentos.

Uma ferramenta essencial para o mercado atual que obtida através da experiência é o networking, a construção de relacionamentos de longo prazo e uma boa reputação ao longo do tempo feitos no ambiente profissional. O networking ativo é vital para o crescimento da carreira.Trata-se de conhecer e manter uma boa relação com pessoas que você pode ajudar, e que potencialmente podem ajudá-lo em troca.

Muitos outros benefícios pessoais são alcançados em questões de auto-confiança, capacidade de comunicação, postura e comportamento, etc. O importante para se lembrar é que toda a “bagagem” profissional acumulada, por mais que tenha sido em diferentes segmentos de trabalho, acaba contribuindo para sua formação profissional.

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019