Confira 4 razões para se aprofundar em Psicologia Organizacional


Postado em 10/05/2018



O coordenador do curso de  Psicologia Organizacional, Fernando Savino, elencou 4 motivos que explicam a importância da pós neste campo. 
 
Cabe dizer que o curso de Psicologia Organizacional foi idealizado com o propósito de buscar o protagonismo das pessoas nos processos organizacionais, através de conceitos trazidos pelas principais abordagens da Psicologia e do desenvolvimento humano. O levantamento das abordagens clínicas é conciliado com o entendimento dos fenômenos comportamentais presente nas instituições e nas empresas de hoje, contribuindo para a melhoria nos relacionamentos interpessoais, fortalecimento da cultura e maior valorização dos indivíduos (como protagonistas no alcance de resultados).
 
 
1 – A Pós-graduação é seu diferencial para o mercado do século XXI
 
Com o avanço tecnológico e utilização crescente da Inteligência Artificial para gerar praticidade nos processos internos de uma organização, o objetivo é colher maior produtividade e resultados financeiros. A partir disso, funções estritamente operacionais perdem espaço para essas tecnologias. Em uma matéria divulgada, por exemplo, a Época Negócios relata que o Fórum Ecônomico Mundial calcula que a I.A. provocará sumiço de cinco milhões de empregos até 2020. Em complemento, a consultoria MCKinsey estima que robôs (físicos e digitais) farão desaparecer entre 400 milhões a 800 milhões de empregos até 2030. Sendo assim, é preciso estar em constante evolução por meio de experiências adquiridas na prática e principalmente na área acadêmica. Nesse contexto, a Pós-graduação é um diferencial para garantir empregabilidade.
 
2- O enfoque no comportamento humano é um diferencial, tendo em vista que o cenário atual está polarizado na tecnologia
 
Em um cenário cada vez mais globalizado, o enfoque está todo nas inteligências artificiais e nos avanços tecnológicos, com o intuito de gerar mais celeridade na entrega das empresas para o mercado, visando qualidade e inovação dos produtos e serviços. Entretanto, a rapidez com que as coisas acontecem, atrelada a um contexto que muda constantemente, faz com que competências como Inteligência Emocional, Resiliência, Empatia, Liderança, Capacidade de gerir mudanças e gerenciar conflitos; ganhem cada vez mais enfoque. O Colaborador que tiver em seu planejamento de carreira atividades como o desenvolvimento dessas habilidades está alguns passos à frente no mercado de trabalho.
 
3- O Curso tem como propósito trabalhar a temática do Autoconhecimento como um fator chave para o desenvolvimento de carreira
 
Depressão, ansiedade e estresse são algumas doenças que acometem a população do século XXI. Tais patologias são oriundas de um novo enredo sociocultural, que por ser demasiadamente acelerado e repleto de mudanças, enfraquece a personalidade do indivíduo, como ser integral. O indivíduo passa, assim, a responder de forma automática e padronizada diante as exigências constantes das diversas áreas de sua vida. Ele deixa de olhar para o seu verdadeiro potencial, e não tendo confiança do que é capaz de executar, é acometido por sintomas típicos de ansiedades e estados depressivos.
 
É preciso trabalhar na recuperação da individualidade, auxiliando o profissional no que diz respeito a seu autoconhecimento e  seu autocontrole, principalmente no que tange as questões emocionais e permanência no aqui e agora. Isso permite um maior engajamento e motivação nas atividades diárias, ampliando assim sua performance e suas chance de desenvolvimento. Vale ressaltar que quem que investe o tempo em autoconhecimento, consegue evidenciar melhor os pontos a serem trabalhados e se apropriar da sua potencialidade.
 
4- O Curso tem um módulo inteiro para ampliar os conhecimentos das áreas Administrativas, Desenvolvimento Humanos e Psicologia
 
Um dos módulos deste curso traz uma visão sistêmica e estratégica da organização, ampliando as competências dos líderes e do setor de Recursos Humanos para atuar de forma singular no desenvolvimento da organização e de cada colaborador.
 
O aprimoramento passa pelo diagnóstico da organização em sua cultura, planejamentos, estratégias e qualidade de trabalho de seus colaboradores com o intuito de, através de ferramentas, auxiliar o colaborador a identificar as ações direcionadas para atingir os resultados esperados pela empresa.
 
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*Conteúdo elaborado pelo docente Fernando Savino. 
 

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