Curiosidades sobre a Tricologia e como ela faz parte da Estética


Postado em 04/07/2018



Com a chegada do inverno, certos cuidados são essenciais para manter a saúde e o bem-estar. As quedas na temperatura podem causar complicações em diversas áreas do corpo humano, dentre elas, o couro cabeludo e os fios de cabelo, que podem ser afetados. É por isso que campos da Estética, como a Tricologia, buscam estudar o cabelo e o couro cabeludo para  prevenir e tratar possíveis distúrbios, doenças, inflamações e infecções que surgem. 
 
No frio, os fios de cabelo ressecam por conta da perda de humidade no ar, os ventos gelados e as altas temperaturas na água durante o banho, o que provoca alterações capilares, como as famosas “caspas” ou a queda de cabelo. Logo, a Tricologia ganha uma atenção especial neste período do ano, podendo ser, ainda, uma das principais tendências no mercado. 
 
Aliás, de acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC), 25% das brasileiras de 35 a 40 anos sofrem de queda de cabelo. No caso dos homens, 40% começam a adquirir a calvície antes dos 35 anos. Entretanto, engana-se quem acha que o problema é algo normal, simples, superficial e apenas relacionado a fatores genéticos. Para a dermatologista Ana Paula Mesquita Antoniassi, mudanças no cabelo também podem significar outras alterações na saúde, como deficiências nutricionais, estresse, disfunções hormonais e o uso exagerado de produtos químicos. 
 
A queda de cabelo, além de provocar efeitos estéticos, pode causar insegurança na autoimagem. Assim, a Tricologia trabalha, não só na prevenção de patologias e enfermidades no couro cabeludo, mas, ao mesmo tempo, evita possíveis problemas de abalo emocional que, somadas ao estresse da rotina pessoal diária, podem causar consequências negativas à saúde. 
 
O público que procura os serviços da profissão é diverso, composto por homens e mulheres. Na área acadêmica os estudos estão aparecendo e comprovando a eficácia dos tratamentos contra a queda de cabelo como, por exemplo, o microagulhamento no couro cabeludo. 
_____________________
 
Técnicas diversas e temas que abordam essa, e outras linhas de tratamento estético, você encontra em nossos cursos de Pós em Estética. Não perca a oportunidade de conhecer detalhes!
 
 

0800 378 2246

Aluno Trancado




Lista de Tag's

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2018