Pós-Graduação Presencial em Educação - CURSO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: TEORIA E PRÁTICA - SAO PAULO - SP
» CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL » SAO PAULO » Educação » PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: TEORIA E PRÁTICA

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Pós em Educação

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: TEORIA E PRÁTICA

Carga Horária: 700h

Público Alvo: graduados em Pedagogia, Psicologia , Fonoaudiologia e outros profissionais graduados envolvidos com o processo de Ensino-Aprendizagem

Disciplinas/Conteúdo 
• Psicopedagogia: Histórico e Fundamentos Básicos
Fundamentos da Psicopedagogia
Os caminhos da Psicopedagogia
Desenvolvimento Humano e o ato de aprender
Aspectos Neurológicos Aplicados ao enfoque Psicopedagógico.
A fonoaudiologia e sua importância para a Psicopedagogia
• Psicopedagogia: Organização e Construção do conhecimento
Teorias do Desenvolvimento
Teorias da Aprendizagem
A importância das teorias de Desenvolvimento aplicadas na Psicopedagogia 
A construção do conhecimento e sua organização
• Psicopedagogia: Abordagens e Dificuldades de Aprendizagem
Ementa:

Dificuldades de aprendizagem- Aspectos sociais e emocionais na leitura oral
Dificuldades de Aprendizagem- Aspectos sociais e emocionais que interferem na escrita
Dificuldades de aprendizagem - Aspectos sociais e emocionais que interferem no raciocínio lógico 
Raciocínio lógico e discalculia: aspectos sociais e emocionais
Dificuldades correlatas: diferentes causas que podem implicar em dificuldades de aprendizagem
Dificuldade de memória, leitura, escrita, recepção auditiva, processamento e informação.
• Avaliação Psicopedagógica Institucional e Clínica
Avaliação psicopedagógica institucional e Clínica, levantamento de hipóteses para o diagnóstico.
A família como parceira no processo de aprendizagem
Atendimentos individuais e grupais
Mediação de conflitos
Relação professor e aluno, resgate do processo de aprendizagem
Professor x aluno uma parceria essencial
• Psicopedagogia intervenção institucional/clínica
Característica do jogar e brincar
Brincar e jogar, o que é?
Diferentes abordagens teóricas
O jogar e o brincar no desenvolvimento
O brincar na Educação Infantil
• Psicopedagogia: Psicologia e suas contribuições.
Contribuições da Psicologia ao conhecimento psicopedagógico- Psicanálise
Contribuições da Psicologia ao conhecimento-psicopedagógico Fenomenológico

Corpo docente
Prof.ª. Dra Shirley Maia
Prof.ª. Dra. Nely Garcia
Prof. Dr. Altiére A. Carvalho
Prof.
ª. Dra Susana M.M. Aráos
Prof.
ª. Dra. Maria Luisa Sprovieri Ribeiro
Prof.
ª. Ms.Sandra  Regina Stanziani Higino Mesquita
Prof. M.
e Edson Luiz Defendi
Prof.
ª M.ª Vula Maria Ikonomidis
Prof.
ª. M.ª Walkíria de Assis
Prof.
ª. Esp. Angélica do Carmo da Silva Chico


INSCREVA-SE

BELA VISTA - RUA TREZE DE MAIO, 681

20/09/2014

(data prevista para início do curso)

Sábados, das 8h às 18h