Dicas de conservação dos alimentos no verão


Postado em 08/01/2019



O estado dos alimentos pode sofrer alterações devido as mudanças de estação, se não for observado, pode atécausar efeitos nocivos na saúde dos consumidores. E no verão a questão alimentar é ainda mais delicada, o calor e a umidade aceleram o processo de degradação do alimento, criando as condições para o surgimento de fungos e proliferações bacterianas, como a salmonella. Aprender a conservar os alimentos nesta época do ano, além de um ato de higiene, ajuda a evitar complicações na saúde que podem te impedir de aproveitar o verão e as férias. 
 
Manter as mercadorias bem embrulhadas, até mesmo após a abertura, ajuda a retardar a degradação. Caso não seja possível manter ou guardar na mesma embalagem, uma boa dica é utilizar potes transparentes com fechamento hermético. Outra opção são os filmes plásticos encontrados nos supermercados. 
 
Para evitar a contaminação, o consumidor deve sempre prestar atenção nas recomendações dos fabricantes e a data de validade, ambas contidas nas embalagens do produto. 
 
Alimentos como carnes, leites e ovos devem receber observação reforçada, pois estragam facilmente no calor. Estes, e todos os outros, precisam ser mantidos refrigerados em temperatura adequada, evitando a umidade elevada, ambiente propício para o surgimento dos fungos. Já no caso dos legumes, verduras e frutas, é recomendado banhá-las em água tratada ou fervida misturada com hipoclorito de sódio e vinagre antes do consumo. 
 
Ao estocar as comidas, jamais as exponha à altas temperaturas ou as deixe horas em contato com os raios solares. Ademais, no local de estocagem, não misture as com produtos de limpeza ou inseticidas, para evitar contágio ou absorção de odores. 
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Caso esteja interessado em conhecer mais sobre este tema, e especializar-se na área, inscreva-se no curso de Pós-graduação presencial e a distância em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos. A especialização é destinada para os profissionais das áreas de Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária, Biologia, Biomedicina e Engenharia de Alimentos. As aulas começam no primeiro semestre de 2019, e as inscrições estão disponíveis em diversas unidades espalhadas pelo Brasil.  
 
Fontes 
 

0800 378 2246



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019