Ensino de Jovens e Adultos e seus desafios


Postado em 14/05/2018



Alfabetizar jovens e adultos não é uma tarefa fácil para os educadores brasileiros. Para qualquer ser humano que pretenda exercer o seu papel como cidadão, o direito à educação é fundamental. Mesmo com todos os desafios para enfrentar na criação de um programa de ensino e na evasão escolar, o processo de alfabetização com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  é uma pauta necessária e urgente.  
 
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) , o Brasil permanece entre os dez países do mundo com maior número de analfabetos adultos. Mesmo que, pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo entre jovens e adultos maiores de 15 anos tenha apresentado, de 2005 até 2015, uma queda de 3,1 pontos. Para a UNESCO, o problema encontra-se na qualidade da educação fundamental no Brasil, que não estimula o aprendizado e leva o aluno a abandonar os estudos antes de concluir a alfabetização. 
 
Além de ser uma peça fundamental para combater as desigualdades, a educação possui uma função social importante. É a partir da escola que o indivíduo aprende a conviver em sociedade, desenvolve valores democráticos, éticos, morais, conhece os seus direitos com cidadão e, principalmente, adquire liberdade. É por isso que grandes educadores brasileiros, como o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, enfatizam a importância da escola para a autonomia do homem. 
 
Entretanto, montar um conteúdo pedagógico para o público jovem e adulto ainda é um desafios para os educadores. De acordo com estudo encomendado pela Nova  Escola à Fundação Carlos Chagas, no ano de 2017, lecionar para jovens e adultos é um fato abordado apenas em 1,5% das disciplinas nas faculdades de pedagogia. A ausência de uma abordagem específica, faz com que o material destinado a esse público seja pouco estimulante e, dessa forma, levam os mais velhos a fracassar e desistir dos estudos. 
 
É por isso que os cursos de Pós-Graduação da Estácio buscam formar profissionais qualificados para melhorar a educação no Brasil, lidando com as mais diversas faixas etárias. Para conhecer bem as funções sociais da leitura e saber sobre as melhores maneiras de alfabetizar, confira os nossos cursos de especialização na área da Educação
 
 

0800 378 2246




Copyright © Pós Graduação Estácio 2018