Faq Perguntas Frequentes

As instituições credenciadas pelo Ministério da Educação têm autonomia para oferecer cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu nas áreas em que possuem competência acadêmica instalada. Portanto, os cursos de especialização independem de autorização prévia, de reconhecimento e renovação de reconhecimento, porém devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

A Universidade Estácio de Sá foi credenciada para oferta de cursos superiores na modalidade EAD, pela Portaria MEC n. 442, de 12 de maio de 2009. Conforme a portaria citada, o prazo do ato autorizativo de credenciamento da UNESA para oferta de cursos EAD é de 5 anos. Informamos que, em 08/05/2014, a IES protocolou o pedido de recredenciamento EAD (processo n. 201406707), junto ao ministério da Educação, atendendo ao disposto no art. 2.º da portaria supra mencionada. Ressaltamos que o processo de recredenciamento para oferta de cursos EAD é bastante complexo e demorado, inclusive não sendo possível prever o tempo de tramitação e conclusão pois muito do tempo dependerá do impulso oficial do MEC. A situação da UNESA é regular e não há impedimento para a continuidade da oferta de cursos EAD, uma vez que o pedido de recredenciamento foi protocolado antes do término da vigência do ato de credenciamento da UNESA para oferta de cursos EAD.

a) O curso de Pós-graduação Lato Sensu a distância (EAD) é dividido em atividades como Chat/Áudio Chat, Fórum, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
b)  Todos os cursos a distância apresentam aulas presenciais ao final do curso. Nestas aulas, o aluno vai realizar a Avaliação Final Presencial e a Apresentação da Monografia ou Trabalho de Conclusão do Curso.
c)  O curso de Pós-graduação Lato Sensu presencial possui uma programação de data e local marcado para realização das aulas.
d) Os cursos a distância, assim como os presenciais, têm provas e/ou avaliações, trabalhos, frequências, notas mínimas por disciplina e obrigatoriedade de apresentação e/ou entrega da Monografia ou Trabalho de Conclusão do Curso, exigindo do aluno tempo e dedicação.
e)   Referente à Certificação dos cursos: Desde 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos a distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.

 

As atividades presenciais ocorrem em uma das Unidades de Apoio localizadas nas principais capitais brasileiras. A data das atividades presenciais será posterior ao final das disciplinas do Curso. Nesta ocasião, o aluno realizará a apresentação presencial e individual da Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso e fará também a Prova Final Presencial. Esta prova é composta de 20 questões, sendo 10 questões dissertativas e 10 questões testes, abordando todo conteúdo programático do curso, com duração de no máximo 3 horas. A data do encontro presencial será marcada com antecedência

 

As aulas dos cursos presenciais serão realizadas nos endereços indicados em nosso site, de acordo com a localização de escolha do curso.

1. BOLSA CONVÊNIO: Mantemos convênios com grandes academias, clubes, associações, Conselhos e prefeituras, como parte da estratégia de propaganda, proporcionando aos seus funcionários um desconto de 10% a 100% no valor das mensalidades, a partir desses convênios, o conveniado realiza uma divulgação intensiva de nossos cursos, motivando os frequentadores desses locais a ingressarem nos cursos da ESTÁCIO.

2. PROGRAMA DE DIVULGADORES: Desenvolvemos com sucesso o Programa de Divulgadores: o interessado, assim que é cadastrado no programa, recebe um código; todas as inscrições que chegarem com aquele código são computadas e o divulgador que conseguir 05 (05, 06, 07, 08 ou 09) ou 10 inscrições terão respectivamente 50% e 100% de desconto nas mensalidades.

3. DESCONTO POR TRANSFERÊNCIA: Para este semestre, disponibilizaremos um desconto de 10% para alunos transferidos de outras instituições;

4. DESCONTO PARA MEMBROS DA MESMA FAMÍLIA: (pai, mãe e irmãos), desde que estejam cursando simultaneamente: O primeiro receberá desconto de 20%. Sendo dois, cada um receberá 10%.

5. DESCONTO PARA FUNCIONÁRIOS (com no mínimo 6 meses de tempo de serviço) receberá 70% de desconto em todas as mensalidade para os cursos de Pós-graduação presencial e 80% de desconto em todas as mensalidade para os cursos de Pós-graduação a distância. O funcionário deverá apresentar um carta de autorização da Diretoria mais próxima.
 
6. DESCONTO PARA PARENTES DE FUNCIONÁRIOS (com no mínimo 6 meses de tempo de serviço): (entenda-se parente com direito à Bolsa os mais próximos – primeiro e segundo graus -, ou seja: pais, filhos, irmãos e cônjuge): conceder bolsa de 25%.

7. DESCONTO POR REINCLUSÃO APÓS CANCELAMENTO DE CURSO: Em caso de o aluno se inscrever para um curso que não formou turma, ele poderá ingressar em outro curso com um desconto de 10% a 50%, dependendo da cidade.

8. DESCONTO PARA CURSOS SIMULTÂNEOS: O aluno que realizar simultaneamente dois cursos tem o benefício de 30% de desconto em todas as mensalidades do segundo curso.
 
9. DESCONTO PARA EX-ALUNOS: alunos que tiverem concluído a graduação na Estácio terão desconto de 25%.

10. DESCONTOS PARA CAMPANHAS ESPECIAIS DE MARKETING PARA CURSOS EAD: Ações de Marketing que podem acontecer para mailing específicos oferecem 25% de desconto para o aluno que chegar com e-mail impresso da campanha no ato da inscrição.

11. DESCONTO PARA GRUPOS: Grupos (acima de 05 pessoas) que fizerem juntos a matrícula receberão 10% de desconto cada um.

12. DESCONTO PARA PAGAMENTO Á VISTA: DESCONTO PARA PAGAMENTO À VISTA: O aluno que efetuar o pagamento do investimento numa única parcela à vista, ou seja, após a matrícula e até um dia antes do vencimento da primeira parcela, terá 10% de desconto.
 
Quando forem concedidos ou autorizados descontos em valores de taxas ou mensalidades, os pagamentos deverão ser realizados até um dia antes da data do efetivo vencimento, sob pena de, não cumprindo este prazo, prevalecer o valor integral cobrado.  Cumpre informar ainda que os descontos não são cumulativos.

Insta salientar que os descontos são uma liberalidade da Instituição de caráter excepcional, desta forma, quando forem concedidos ou autorizados descontos em valores de taxas ou mensalidades, os pagamentos deverão ser realizados até um dia antes da data do efetivo vencimento, sob pena de, não cumprindo este prazo, prevalecer o valor integral cobrado.  

Cumpre destacar que os descontos por parcerias têm validade durante a vigência do contrato de permuta e o vinculo do beneficiário do desconto com a instituição parceira, com o término do contrato de parceria ou o desligamento do beneficiário com a instituição parceira, o desconto será suspendido.

Todos os descontos acima citados não são cumulativos.

Os cursos estão programados para serem ministrados nas datas e locais especificados, mas sua confirmação e realização estão condicionadas à efetiva formação das respectivas turmas com número suficiente de alunos; portando, aguarde comunicação de confirmação da realização dos cursos e das aulas.

Alunos que tiverem concluído a graduação na Estácio, terão desconto de 25% sobre as mensalidades.
 

O curso apresenta um valor de investimento que é distribuído em taxa de inscrição, matrícula e parcelas mensais a fim de proporcionar um fluxo diluído de pagamentos pelo aluno.

O aluno terá acesso à apostila da aula em formato PDF, disponível para impressão, além de contar com material de estudo complementar diverso como textos acadêmicos, artigos, entrevistas, reportagens atuais, etc. disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

Sim, o Certificado de Pós-graduação Lato Sensu no Brasil + Certificado Internacional do Instituto Cervantes RJ de Tutor de Aula Virtual de Español (AVE).  
a) O aluno da Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Espanhola ou Uso de Novas Tecnologias que tenha obtido o DELE superior e conclua com nota superior a 7,0 (sete) o módulo de Uso de Novas Tecnologias no ensino da língua espanhola receberá o certificado de Tutor da AVE (Aula Virtual del Español), pelo Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.
b) Válido para aluno EAD ou presencial em qualquer das cidades do Brasil em que o curso é oferecido. A aprovação neste módulo dependerá, portanto, de ambas instituições.
O aluno certificado poderá colaborar como Tutor da Aula Virtual on-line dos cursos virtuais do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, bem como participar das bancas das provas DELE, sempre que o Instituto o solicite.

O aluno terá a opção de enviar um currículo para análise junto à coordenação do curso desejado, para possível autorização.

Infelizmente não, segundo o parágrafo 3º do art 1º da resolução CES/CNE/1/2007: “Os cursos de Pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.”

O cronograma de aulas é disponibilizado aos alunos após início do curso. O mesmo será disponibilizado através da Área do Aluno.

Ao final do curso, o aluno receberá a certificação de um curso de especialização.

O certificado será emitido de seis meses a um ano aos alunos que apresentarem:
a) Cópia autenticada do Diploma de Graduação válido em todo Brasil e traduzido para a língua portuguesa, se expedido por Instituição de Ensino Estrangeira;
b) Notas iguais ou superiores a 7,0 em todas as Disciplinas e, inclusive, na Monografia ou TCC; com aprovação do coordenador pedagógico.
c) Constar frequência mínima às atividades didático-pedagógicas do curso de 75% (setenta e cinco por cento) em cada Disciplina.

Desde que cumpridos os quesitos mencionados acima, o certificado será enviado por Correio para o endereço constante no cadastro do aluno.

Não, o que habilita o profissional a lecionar é o curso de licenciatura. O curso de Pós-graduação Lato Sensu tem por finalidade a especialização do aluno no curso pretendido.

Os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu não têm nota específica. No entanto, é importante ressaltar que os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu estão sujeitos à avaliação pelo MEC na ocasião de recredenciamento da Instituição.

Não, a Capes lida, exclusivamente, com Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Todas as informações sobre especialização (Pós-graduação lato sensu) são de competência da Secretaria de Educação Superior - SESU

A média mínima necessária para aprovação é 7,0 (Sete Inteiros) em cada disciplina e na Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso.

Os cursos de Pós-graduação possuem a carga horária mínima de 360 horas, porém de acordo com a complexidade do projeto pedagógico, o curso poderá apresentar carga horária superior a 360 horas.

 

O período mínimo previsto para duração dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu a distância é de 12 à 18 meses. A Universidade se reserva o direito de reduzir ou ampliar a duração do curso, tendo em vista que o prazo de duração do mesmo é totalmente estimado.

Não, a duração do curso deve ser acompanhada de acordo com o cronograma de aulas da turma, não sendo permitida a antecipação do término do curso.

 

É recomendado o acesso mínimo de 10 horas semanais no Ambiente Virtual de Aprendizagem
O aluno deve ser disciplinado para realizar todas as atividades propostas, mas tem a liberdade de fazê-las em seu ritmo próprio, não deixando, no entanto, de respeitar os prazos estabelecidos.

Será disponibilizado boleto para pagamento da taxa de matricula no ícone “Financeiro” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Área do aluno). O boleto terá vencimento para o primeiro dia útil, após o início do curso.

Os boletos estarão disponíveis, unicamente, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Área do Aluno) no ícone “Financeiro”. O aluno deverá providenciar a impressão dos boletos e realizar os pagamentos nas datas previstas.

Não, a entrega dos documentos deverá ser realizada somente nas unidades de São Paulo ou Rio de Janeiro, as demais localidades não estão autorizadas a receber documentações.

Endereço: Unidade: São Paulo – Rede Pós – Rua: Treze de Maio, 681 – Bela Vista – São Paulo/SP - CEP: 01327-000

Rio de Janeiro – Avenida Presidente Vargas, 642 – 3° Andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20071-001.
Rio de Janeiro - Unidade AKXE - Secretária de Pós-Graduação
Av. Prefeito Dulcidio Cardoso, 2.900 - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro-RJ



Copyright © Pós Graduação Estácio 2016