Fisioterapia e seus campos de atuação


Postado:


A dedicação com o lazer, saúde e bem-estar está dentre as prioridades na rotina dos brasileiros. No entanto, não significa que os exercícios realizados nas academias estejam sendo executados de maneira correta. 
 
Os acidentes durante a prática de esportes ou treinamentos físicos são objetos de estudo e trabalho dos fisioterapeutas. O intuito da área é atuar, justamente, na prevenção ou recuperação de lesões e na correção de vícios de posturas.
 
Além do mais, com o envelhecimento da população – decorrência da transição demográfica – torna-se necessária a importância de formar profissionais aptos a lidar com dores na coluna e no corpo, má postura e demais complicações comuns para os idosos.
 
Dados do site Reabilitech apontam que, só em 2015, os planos de saúde registraram um aumento de 43% na procura por fisioterapeutas. Em razão da importância do especialista, vale a pena conhecer algumas das principais tendências deste setor para os próximos anos. 
 
Áreas e técnicas em destaque na Fisioterapia: 
 
Fisioterapia Dermatofuncional: previne o surgimento de cicatrizes, estrias, pele flácida e marcas pelo corpo. Também pode trabalhar com redução de acnes ou queimaduras. O trabalho geralmente é exercido por fisioterapeutas especializados que trabalham no campo de estética.
 
Gameterapia: uso de videogames sensoriais no tratamento de pacientes com problemas neurológicos ou ósseos. Inova ao fugir do uso de exercícios repetitivos com a utilização de pesos ou aparelhos. Assim, a partir da técnica, é possível tornar as sessões mais dinâmicas, sobretudo com o público infantil. 
 
Eletroterapia: utilização da energia elétrica, através de aparelhos específicos, com o propósito de estimular a musculatura e evitar atrofia por desuso. É útil no tratamento de inchaços, dores, espasmos e atua em benefício do fortalecimento muscular.
 
Fisioterapia Laboral: É fundamental manter a consciência corporal no ambiente de trabalho. A realização de movimentos repetitivos, por períodos prolongados, consegue gerar consequências negativas para o corpo, culminando em dores na cervical, lesões por esforço repetitivo (LER) ou distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho (DORT). O fisioterapeuta, nesse caso, atua em empresas desenvolvendo atividades de biomecânica e ergonomia. 
 
Dançafisio: Em busca de mesclar os métodos de intervenção, a fisioterapia tem a oportunidade de incluir opções de movimentos e dança. Há uma mescla da cinesioterapia com movimentos de ritmos variados, como samba e salsa. É uma boa opção para os idosos, pois ajuda na reabilitação de dores ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura. 
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Como é possível perceber são diversas formas de atuação. Se você é graduado em Fisioterapia, trabalha na área, ou deseja continuar os estudos - sem perder de vista as mudanças pelas quais o setor vem passando – conheça os cursos de pós-graduação presenciais e a distância da Estácio.
 
Inscreva-se agora e não deixe a oportunidade de estudar em uma instituição reconhecida no mercado, com preço acessível e professores qualificados. 
 
 
Texto com base em informações dos seguintes sites: 

CV Equipamentos 

Reabilitech 

Extra Globo

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019