Luxações e fraturas: conheça as diferenças e formas de tratamento


Postado em 28/11/2018



Fraturas e luxações são lesões que podem ocorrer após um forte impacto nos ossos. Os sintomas das duas doenças, tais como dores e inchaços, são semelhantes. Contudo, estes ferimentos quando analisados mais a fundo, mostram-se completamente diferentes e necessitam de tratamento. 
 
Os ossos, mesmo parcialmente elásticos, são duros. Porém, quando dobrados ou forçados além da sua capacidade, eles rompem. E no momento que a continuidade óssea é perdida, as fraturas surgem. Geralmente os impactos ocorrem durante a prática esportiva, mas condições como a osteoporose, podem aumentar a sobrecarga. Por isso os idosos, em particular, devem estar atentos com maior probabilidade de ruptura. 
 
No caso da luxação, a questão é diferente. Enquanto nas fraturas as quebras podem surgir em qualquer lugar do osso, as luxações só ocorrem nas articulações.  A contusão é definida como o deslocamento parcial ou completo das extremidades que compõem a articulação. Em outras palavras, os ossos perdem o contato entre si. Depois de deslocados, os ossos luxados são mais propensos a se lesionarem novamente. Sendo assim, atletas que convivem com este tipo de dificuldade, como jogadores de futebol, devem estar acompanhados por fisioterapeutas qualificados. 
 
O tratamento para as fraturas passa pela imobilização do local afetado com gesso, órteses ou fibra de vidro. Nos casos mais graves, requere-se a utilização de placas de metal e parafusos aplicados externamente e internamente na região impactada. 
 
As luxações, por sua vez, têm procedimento parecido aos casos de fratura. Após a imobilização em posição confortável, o indivíduo terá de passar pelo reposicionamento do osso deslocado na articulação. O procedimento, por ser doloroso, deve ser realizado sob sedação ou anestesia geral. Analgésicos e anti-inflamatórios, acompanhados de tipóias, órteses, ou talas, facilitam o processo de reabilitação. 
 
--------------------------
 
Ficou interessado? Venha conhecer os cursos de Pós-Graduação em Fisioterapia da Estácio.  Os cursos de Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Reabilitação do Membro Superior e da Mão - Tratamento e Confecção de Órteses, entre outros, são exatamente o que um graduado na área de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional busca para desenvolver-se, confira! 
 
Fontes 
 

0800 378 2246



Copyright © Pós Graduação Estácio 2018