Ministério da Saúde lança campanha de combate às fake news


Postado em 04/12/2018



Segundo o próprio site do Ministério da Saúde, o serviço de combate às Fake News da pasta, lançado em agosto de 2018, por meio de canal no WhatsApp, foi destaque recente no Fantástico (da TV Globo). Quem ressaltou a iniciativa do Ministério foi o médico Dráuzio Varella, que ajudou a desmentir algumas notícias falsas relacionadas à saúde, como supostas propriedades milagrosas de alimentos no combate ao câncer, além dos mitos sobre vacinação.
 
O intuito do serviço é justamente ser um canal aberto e direto com a população para ajudar a desmentir notícias falsas, evitando que informações erradas sejam disseminadas e acabem prejudicando a saúde das pessoas. Por isso, a orientação é que, se você recebeu uma mensagem duvidosa de WhatsApp no grupo da família ou de amigos,deve enviá-la para o número (61) 99289-4640. As áreas técnicas do Ministério da Saúde serão acionadas e você receberá uma resposta oficial dizendo se os dados são verdadeiros ou falsos.
 
Em apenas três meses, o canal já recebeu 3.860 mensagens sobre diversos temas, sendo 825 Fake News. As notícias analisadas pela equipe também estão disponíveis no Portal Saúde no endereço saude.gov.br/fakenews e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais.
 
É importante lembrar que o canal é exclusivo para o recebimento de Fake News e não deve ser utilizado como serviço de atendimento ao cidadão.
Informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), denúncias ou outros tipos de assuntos devem ser direcionados à Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, ou às secretarias municipais e estaduais de saúde.
 
--------------------
Este é um alerta. 
Continue bem informado através do site e em nossas redes sociais. 
Se você é um profissional desse campo de atuação, conheça os nossos cursos de pós-graduação na área da Saúde

0800 378 2246



Copyright © Pós Graduação Estácio 2018