O cenário para o profissional de Psicologia em 2019


Postado:


No campo da Psicologia existem múltiplas áreas de atuação que seguem em expansão, por isso não há dificuldade para que o aluno opte por um segmento e se dedique ao estudo e à prática dele, no cotidiano da profissão. São  expectativas positivas para o ano de 2019, e nos anos seguintes também!
 
Se você é formado em Psicologia, tem interesse nos estudos do comportamento – ou quem sabe até pensa em fazer a sua especialização nesse campo – continue lendo para saber detalhes. 
 
Tendências na Psicologia:  
 
Psicologia do Esporte: sediar a Copa do Mundo, no ano de 2014, chamou a atenção das profissões necessárias para melhorar o desenvolvimento esportivo. A Psicologia é uma delas. Após a eliminação da seleção brasileira na disputa, a importância de trabalhar a saúde mental dos jogadores antes, durante a pós as partidas veio à tona, bem como a discussão a respeito de uma equipe multidisciplinar, que tem como função acompanhar e prestar suporte a times esportivos ao longo das competições. A Psicologia do Esporte tem grande potencial de expansão, já que vem de desenvolvendo há um bom tempo, com profissionais renomados no mercado de trabalho. 
 
Neuropsicologia: a união entre a neurociências e a psicologia aborda temas como os distúrbios de linguagem e a psicofisiologia da atenção e da memória.
 
Questões sociais como a diversidade de gênero ganharam relevância nos últimos anos e continuam a estimular estudos na área de psicologia.
 
A crise econômica e o conturbado cenário da política brasileira são motivos de estudo entre os psicólogos, por um lado pelo efeito que as mudanças e decisões políticas pode ter sob a sociedade, por outro, também porque as crises se tornam objeto de análise na psicologia social e política. 
 
Aplicativos e recursos digitais auxiliares ao tratamento dos pacientes, assim como os mecanismos de organização dos pacientes, são exemplos de como o uso de novas tecnologias aplicadas à psicologia chegam para facilitar o trabalho do psicólogo. 
 
Psicologia jurídica: acompanhamento psicológico prestado aos juízes, elaboração de documentos, avaliação de desempenho e formulação de políticas públicas são alguns exemplos de como o profissional de psicologia pode atuar nas instituições jurídicas.
 
---------------------------------------------
 
Caso esteja procurado uma instituição de qualidade para continuar os estudos, lembre-se que a Estácio oferece diversos cursos de pós-graduação presenciais e a distância de variadas áreas de estudo. 
 
Alguns dos temas citados, como Psicologia do Esporte e a Neuropsicologia, fazem parte de especializações que contam com inscrições abertas.

Acompanhe! 
 
Textos com informações baseadas nos sites:
 

Pearson Clinical 

G1

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019