O Dia Nacional do Livro Infantil e as sugestões de atividades escolares


Postado:


Conciliar o conhecimento com diversão é um dos desafios que pais e educadores enfrentam na hora de estimular o hábito de leitura nas crianças. Para ajudar nesse processo e enfatizar a importância da leitura, o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril, surge homenageando o escritor brasileiro Monteiro Lobato – o primeiro autor a dedicar atenção a especial à literatura destinada às crianças. 
 
Dessa forma, os professores podem desenvolver, no dia, atividades que tenham o intuito de ensinar sobre a vida de um importante nome da literatura brasileira, de forma lúdica. 
 
Quem foi Monteiro Lobato? 
 
Nascido em Taubaté (estado de São Paulo) no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato foi escritor, editor, promotor e tradutor, entre outras profissões. Formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, é reconhecido por ter participado da fase literária do pós-modernismo – movimento de transição entre o simbolismo e o modernismo. 
 
Foi o primeiro escritor da literatura brasileira a perceber a necessidade de unir elementos da cultura nacional e do folclore, com as histórias que desperatariam o interesse do público infanto-juvenil. 
 
Como autor, sua principal obra foi o 'Sítio do Picapau Amarelo' – série de livros 23 volumes, reconhecida em solo nacional a partir do programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos 80, depois retomado no final dos anos 90 até meados dos anos 2000.
 
Na obra, Monteiro Lobato explora a simplicidade da vida rural e do homem do campo, além da importância da natureza. 
 
O Dia Nacional do Livro Infantil
 
Para homenagear o escritor, e conscientizar os jovens a respeito do papel da leitura, foi instituída em 8 de janeiro de 2002 a Lei nº 10.402 – registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o Dia Nacional do Livro Infantil. 
 
Caso você seja professor, seguem algumas dicas de atividades a serem realizadas com seus alunos:
 
Visita à biblioteca da escola e convite aos alunos para pesquisarem e lerem os autores de livros infantis, 
Sessões de literatura dos escritores de literatura infanto-juvenil, autores que podem ser selecionados previamente,
Decorações nas salas de aula com cartazes, lembretes, enfeites, painéis e murais sobre a data, 
Atividades para colorir, incluindo, por exemplo, temas como o do próprio Sítio do Picapau Amarelo, 
Convite aos alunos para conhecerem mais informações dos autores brasileiros, como Ziraldo, Ruth Rocha e também o próprio Monteiro Lobato.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveite a oportunidade e conheça os cursos de pós-graduação a distância em Educação Infantil a o curso de especialização em Alfabetização e Letramento da Estácio. E caso esteja pensando em fazer a sua pós na área de Educação, também estão disponíveis as inscrições para os cursos de pós-graduação presenciais. As opções vão desde Pós em Gestão Educacional até Dificuldades de Aprendizagem: Como Detectar e Como Atuar
 
Texto com base em informações divulgadas nos sites: 
 
Brasil Escola 
Mundo Educação
Pró Livro
Atividades e Educação Infantil 
 
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019