Os benefícios do esporte para crianças


Postado:


Qual é o momento certo para começar a praticar esportes e cuidar do bem estar? Essa é uma dúvida para os adultos, principalmente para aqueles que temo dia a dia agitado de trabalho e estudo. Para algumas pessoas, o hábito de praticar uma atividade física pode ser desenvolvido desde cedo, ainda na infância. Por isso, estimular o desporto é capaz de mudar a vida das crianças, além de aperfeiçoar habilidades importantes que serão utilizadas no futuro. 
 
Durante a prática esportiva os jovens aprendem de forma prazerosa o trabalhar em equipe e o respeito com os demais, aspectos necessários para a coexistência em sociedade. Além disso, contribui na prevenção ou redução do sobrepeso no público infantil. 
 
Exercício físico e combate à obesidade infantil
 
Segundo os dados da pesquisa realizada pela Aliança Global para Atividade Física de Crianças, 75% dos 49 países analisados apresentam um nível de atividade física entre crianças abaixo do recomendado. Os motivos para justificar estes números, provavelmente, encontram-se no modo de vida contemporâneo, baseado no uso de carros na locomoção, excesso de vídeo-game e o consumo exagerado de fast-foods, comidas industrializadas e processadas. 
 
Ignorar a situação pode ocasionar, em casos extremos, doenças como a obesidade e a diabetes. Condenando a criança, precocemente, a desenvolver a Distorção da Imagem Corporal, sofrer bullying na escola e, por consequência, manifestar sintomas depressivos ou de ansiedade. 
 
Esportes que podem ser praticados pelas crianças
 
Na hora de escolher um exercício, buscar a ajuda de um nutricionista e um profissional de educação física é essencial, pois estes saberão direcionar o que é adequado para cada caso. Se a iniciação da prática estiver complicada, procure um psicólogo do esporte que poderá auxiliar na introdução ou até mesmo detectar e tratar um possível transtorno alimentar ou de imagem. 
 
Entre as opções de atividade, as mais comuns são: capoeira, balé, judô, futebol, natação, ginástica olímpica e pedalar debicicleta no parque. 
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Gostou do tema? Veja os cursos presenciais de Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte Educacional da Estácio. As inscrições estão abertas em diversos unidades pelo Brasil. Caso seja graduado em Educação Física ou áreas afins, não perca tempo e venha aprimorar os seus conhecimentos. 
 
Fontes 
 
Istoé
Revista Crescer
Mais Equilíbrio
Minha Vida.com
Globo Esporte
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019