Os povos indígenas e o direito à educação


Postado em 19/04/2017



Segundo informações do MEC, o próprio Ministério da Educação afirma que apoia incondicionalmente a educação escolar específica para os povos indígenas. Isto ocorre por meio de projetos e atividades que tem como objetivo prover o acesso aos conhecimentos universais e também aos conhecimentos particulares relacionados às culturas e línguas indígenas. 
 
Através de dados do censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sabe-se que o Brasil tem 896 mil indígenas, distribuídos em 305 etnias, e 274 línguas indígenas faladas. 
 
Há informações do Censo da Educação Superior de 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrando que mais de 32 mil indígenas estão matriculados na educação superior em todo o país.
 
Em tempo
 
As políticas do MEC para esta finalidade são direcionadas pelo Decreto nº 6.861, de 2009. O documento estipula a garantia da participação garantia dos indígenas na escola; as normas próprias e diretrizes curriculares específicas, voltadas ao ensino intercultural e bilíngue ou multilíngue; a produção de material didático e paradidático específico para as escolas indígenas; e o respeito à alimentação, levando em consideração os hábitos alimentares das comunidades.
 

0800 378 2246





Lista de Tag's

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2016