Outubro Rosa: tema desse ano é #CompartilheSuaLuta


Postado em 03/10/2018



Movimento popular comemorado internacionalmente, o Outubro Rosa apoia a batalha contra o câncer de mama, além de estimular a participação da população, empresas e entidades, em atividades de conscientização sobre a doença.

O tema de 2018 dirige-se à formação de redes de apoio. A partir da frase #CompartilheSuaLuta, a campanha tem como objetivo mostrar que pacientes e familiares podem encontrar suporte e informações em organizações não governamentais (ONGs) e junto a outras pessoas que, por terem enfrentado o mesmo problema, entendem bem dessa realidade. O Instituto Nacional do Câncer, José Alencar Gomes da Silva (Inca), estima 59,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2018.

História

No Brasil, a primeira ação referente ao Outubro Rosa aconteceu em São Paulo, no ano de 2002. O monumento Mausoléu do Soldado, popularmente conhecido como Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado com a cor rosa durante todo o mês de outubro. Posteriormente, mais e mais cidades brasileiras também passaram a apoiar a causa: Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Teresina e muitas outras começaram a iluminar seus “cartões postais” com a cor rosa.

Prevenção e sintomas

De acordo com profissionais da saúde, um dos maiores erros dos brasileiros é protelar a visita ao médico, além de faltar atenção aos primeiros sintomas.

A importância do auto-exame, que pode ser feito uma vez ao mês, é o começo da prevenção. A melhor época para realizá-lo é cerca de 10 dias após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o exame pode ser feito no mesmo dia de cada mês, como por exemplo, todo dia 15.

Durante o toque é válido observar alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, feridas ao redor do mamilo, nódulos palpáveis nas mamas ou axilas e secreções. E vale lembrar, estes sinais não significam que a pessoa está com câncer, mas são indícios que devem fazer a mulher procurar logo o seu médico especialista de confiança.

------------------------------

Na Estácio, informações sobre diagnóstico e tratamento do câncer de mama, bem como demais doenças dessa natureza, estão presentes nos cursos de Enfermagem Oncológica. Conheça e veja informações sobre o corpo docente. 

 

0800 378 2246



Copyright © Pós Graduação Estácio 2018