Pós-Graduação a Distância

Ensino de Língua Espanhola


 

DUPLA CERTIFICAÇÃO: Certificado de Pós-Graduação lato sensu no Brasil + Certificado Internacional do Instituto Cervantes RJ de Tutor de Aula Virtual de Español (AVE).  
O aluno da pós-graduação em Ensino de Língua Espanhola e Uso de Novas Tecnologias que tenha obtido o DELE superior e conclua com nota superior a 7,0 (sete) o módulo de Uso de Novas Tecnologias no ensino da língua espanhola receberá o certificado de Tutor de AVE (Aula Virtual del Español), pelo Instituto Cervantes do Rio de Janeiro. 
A aprovação neste módulo dependerá, portanto, de ambas instituições.Válido para aluno EAD ou presencial em qualquer das cidades do Brasil em que o curso é oferecido. 
O aluno certificado poderá colaborar como Tutor da Aula Virtual on-line dos cursos virtuais do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, bem como participar das bancas das provas DELE, sempre que o Instituto o solicite.


Carga Horária: 380h /Duração média de 18 meses

Público-Alvo: graduados em Letras ou em qualquer outra área, com conhecimento intermediário/avançado de língua espanhola, que buscam especialização no Ensino de Língua Espanhola; docentes de língua espanhola atuantes na rede regular de Ensino Fundamental, Médio ou Superior; professores de cursos de idiomas. 
Os alunos da Pós-Graduação Estácio têm encontros mensais pelo chat com os professores e estão em permanente contato com os professores-tutores que acompanham o aproveitamento do curso.
Nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância, há apenas 1 encontro presencial obrigatório no final do curso, para apresentação do trabalho de pesquisa.
Não há diferença entre os certificados dos cursos presenciais e a distância, conforme determina a legislação vigente. 

Disciplinas/Conteúdo 

Língua espanhola em nível avançado: Estudo da gramática espanhola em nível avançado e práticas do vocabulário escrito e falado no mundo hispânico.

Gramática contrastiva
Gramática em nível avançado I: Estruturas verbais
Gramática em nível avançado II: Preposições, conjunções e pronomes
Vocabulário I: O espanhol falado no mundo
Vocabulário II: Aquisição e registros

Didática do ensino da língua espanhola: Módulo em que se trabalha a didática e que prepara o aluno para ensinar a língua espanhola.

Habilidades linguísticas receptivas – compreensão oral e escrita
Habilidades linguísticas produtivas – produção oral e escrita
Língua e cultura
Metodologia e gestão de sala de aula
Currículo, programa de curso e planejamento de aulas
Técnicas de correção de erros e avaliação

Uso de novas tecnologias no ensino de língua: Módulo dedicado ao uso das novas plataformas de ensino de língua, às ferramentas de interação com o aluno, ao uso das redes de relacionamento, dos vídeos e animações em sala de aula. Em suma, tudo o que é preciso para entrar na nova era do ensino interativo.

Uso de novas tecnologias no ensino da língua espanhola I
Uso de novas tecnologias no ensino da língua espanhola II
Uso de novas tecnologias no ensino da língua espanhola III
Uso de novas tecnologias no ensino da língua espanhola IV
Uso de novas tecnologias no ensino da língua espanhola V

Metodologia de pesquisa: Módulo para confecção da monografia.

Metodologia de pesquisa I
Metodologia de pesquisa II

Corpo Docente
José Luis Sánchez:Coordenador. Doutor em Filologia Portuguesa (Universidade de Barcelona), graduado em Tradução e Interpretação (Universidade Autônoma de Barcelona), autor-diretor de 5 dicionários de português-espanhol-português, professor de cursos de tradução em várias universidades.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9489357074404538


Meritxell Almarza:Coordenadora. Mestre em Editoração global espanhola e internacional (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona), graduada em Tradução e Interpretação (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona), pós-graduada em Didática de ELE (Universidade de Barcelona), coordenadora de 5 dicionários de português-espanhol-português.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6730720211254578 


Belén García Llamas: Doutora em Filologia Hispânica (UNED, 2016), mestre em Linguística aplicada (Universidade Alcalá de Henares), bacharel em Filologia Hispânica (Universidade Autônoma de Madri). Desde 2002, é professora formadora no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e responsável da Aula Multimídia. Coordena projetos de ensino/aprendizagem de espanhol para estrangeiros na área de TRIC. Também é professora de cursos especiais de Literatura Espanhola e Hispano-Americana no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9012182026387063


Adriana Maria Ramos Oliveira:Doutora em Língua Espanhola e Linguística Aplicada (UNED, 2002), magíster em Alta Especialización en Filología Hispánica (CSIC, 2002), mestre em Letras Neolatinas (UFRJ, 2000), especialista em Língua e Literaturas em Espanhol pela Agencia Española de Cooperación Internacional (1997). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico e chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas do Ensino Superior do CEFET/RJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7414152290190263


Leandro Gomes Dias Bolivar: Especialista em Práticas Docentes no ensino de Língua Espanhola (UVA), mestrando em Educação em Tecnologias Digitais (Universidade de Lisboa). Atua como professor do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Atuou como professor de espanhol em vários cursos e escolas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9760230550422481


Ana Beatriz Simões da Matta: Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET- RJ, licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professora de língua espanhola e de português para estrangeiros.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0167266170624727


Rodrigo da Silva Campos: Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui bacharelado e licenciatura em Letras: Português/Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor assistente e pesquisador no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na área de formação de professores de língua estrangeira.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1424105012877282


*Ocorrerá um encontro presencial ao término do curso para realização da Avaliação Final e Defesa Escrita do TCC.
 



 

 

 



 

 

Selecione uma opção no menu "INSCREVA-SE".
25/08/2018 - (data prevista para início do curso)

Ver investimento


Copyright © Pós Graduação Estácio 2018