Vitamina D pode proteger contra gripes e resfriados


Postado em 16/02/2017



Tomar mais vitamina D pode proteger contra resfriados, gripes e outras infecções respiratórias, afirmou um estudo publicado nesta quinta-feira, que reabre o debate sobre a utilidade dos suplementos nutricionais.
 
Um estudo sobre 25 testes clínicos realizados em 14 países, alguns dos quais apontaram resultados contraditórios, descobriu "a primeira prova definitiva" da relação entre a vitamina D e a prevenção da gripe, afirmaram pesquisadores na revista "British Medical Journal" (BMJ). Os efeitos são maiores nas pessoas que têm baixos níveis deste nutriente, que se encontra em alguns alimentos e é absorvido pelo corpo quando a pele se expõe à luz ultravioleta. Muita gente, principalmente de países com climas frios e nublados, não tem vitamina D suficiente.
 
Durante anos, os estudos científicos defenderam conclusões opostas sobre este tema. Alguns deles demonstram que as pessoas com níveis baixos desta vitamina têm mais risco de sofrer fraturas ósseas, doenças cardíacas, câncer de cólon, diabetes, depressão ou Alzheimer. Para outros, não existe uma prova que corrobore este risco.
 
Este novo estudo, realizado pelos pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres com base em uma amostra gigantesca com 11 mil participantes, esclarece por que os suplementos parecem funcionar em alguns testes e não em outros.
 
"A conclusão é que os efeitos protetores dos suplementos de vitamina D são mais fortes nas pessoas que têm níveis mais baixos de vitamina D, e também quando o suplemento é fornecido diariamente ou a cada semana, mais que em doses espaçadas", disse o diretor da pesquisa, Adrian Martineau, em um comunicado.
 
___________________________________________________________________________________
 
Conheça os cursos de Nutrição ofertados pela Pós Estácio e esteja atento ao que há de mais novo na área.
 
Fique atualizado, prepare-se para o mercado e venha para a nossa instituição.  
 

0800 378 2246





Lista de Tag's

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2016