10 filmes e documentários sobre o meio ambiente


Postado:


Questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade vêm ganhando cada vez mais espaço para debate e discussão. No meio de produção cinematográfica, não seria diferente.
 
Há diversos filmes, documentários e séries que nos ajudam a refletir sobre como a ação dos seres humanos pode acarretar graves consequências para a vida na Terra. 
 
Vale lembrar que hoje, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Assim, separamos uma lista com 10 filmes ficcionais e documentários que retratam e debatem a condição ambiental nos dias de hoje, trazendo reflexões educativas sobre sustentabilidade e intervenção tecnológica na natureza, entre outras temáticas.
 

Veja 10 filmes e documentários que refletem sobre o meio ambiente:

Wall-E (2008)

Nossa primeira indicação é o longa de animação Wall-E, cuja trama retrata um futuro distante em que, após soterrar o planeta com lixo e poluir a atmosfera, o ser humano deixa a Terra para morar numa nave gigantesca. Então, um robô chamado Wall-E, único vivente da Terra, embarca numa viagem ao espaço que poderá decidir o futuro dos seres humanos. 
 
A verificação indicativa é Livre, e é um ótimo filme para assistir com a família toda reunida. Você o encontra em plataformas de streaming como Globoplay e Telecineplay.
 

O Lorax: em Busca da Trúfula Perdida (2012)

Este outro filme de animação é baseado num livro homônimo do escritor estadunidense Dr. Seuss. Com músicas vibrantes, o filme aborda a aventura de Ted, um garoto que vive numa cidade em que tudo é feito de plástico, inclusive as árvores. Então, ele deixa sua cidade natal para buscar a última semente de árvore que existe. Será que Ted conseguirá encontrá-la?
 
A verificação indicativa também é Livre, sendo outra ótima pedida para assistir com a família inteira. Você pode encontrar o filme na Netflix, na Amazon Prime Video e no Telecineplay.
 

Xingu (2011)

Filme brasileiro baseado em fatos reais. Estrelado por Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat, o filme retrata a história da expedição dos irmãos Villas-Bôas, os mais importantes indigenistas do país, pelo Rio Xingu, no Brasil Central. O desbravamento do Brasil, o contato com aldeias indígenas e a criação do Parque Nacional do Xingu são elementos centrais do filme.
 
Dirigido por Cao Hamburger, você encontra esse filme no Globoplay e no Telecineplay.
 

A Lei da Água: Novo Código Florestal (2015) 

Este documentário brasileiro discute a importância das florestas para o sistema hídrico do Brasil. Traz entrevistas com profissionais que têm atuação diretamente ligada ao meio ambiente, apresentando falas de ruralistas, ambientalistas, cientistas e agricultores. Além disso, trata das mudanças promovidas pelo novo Código Florestal.
 
A O2 Play Filmes disponibiliza gratuitamente o filme completo pelo canal do YouTube
 

Cowspiracy: o Segredo da Sustentabilidade (2014)

Este documentário mostra como a agropecuária intensiva vem causando impactos negativos e devastando os recursos naturais da Terra. Essa obra documental também mostra por que algumas organizações ambientais sentem medo em abordar tal questão.
 
A verificação indicativa é de 10 anos, e o filme pode ser encontrado na Netflix.
 

Como Mudar o Mundo (2015)

Este filme documental retrata a história da fundação do Greenpeace, uma das organizações ativistas mais influentes do mundo. Um grupo de amigos saiu para protestar num local onde havia uma usina nuclear; tempos depois, se organizaram como o Greenpeace, mudando a noção de sustentabilidade e de ecologia. 
 
O filme está disponível na Netflix e tem verificação indicativa de 12 anos.
 

Oceanos de Plástico (2016)

Este documentário dirigido por Craig Leeson explora algumas áreas atingidas pela poluição do plástico, evidenciando a mudança drástica nos ecossistemas. 
 
Disponível na Netflix.
 

Mission Blue (2014)

Com temática que também explora os oceanos, este filme documental retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle, cuja proposta é salvar os oceanos de várias ameaças, como a pesca abusiva e o descarte de resíduos tóxicos.
 
Trata-se de um filme original Netflix, disponível nessa plataforma de streaming. A verificação indicativa é de 10 anos.
 

O Sal da Terra (2014)

Este documentário conta a jornada do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, intitulada “Gênesis”, que registrou diversas civilizações e regiões até então inexploradas do planeta. Dirigido por Juliano Salgado, filho de Sebastião Salgado, e codirigido pelo grande cineasta Wim Wenders, o filme coloca as questões ambientais a partir do olhar de Sebastião Salgado.
 
O filme não é recomendado para menores de 10 anos e pode ser encontrado no Youtube.
 

Minimalismo: um Documentário sobre as Coisas Importantes (2016)

Com o intuito de refletir sobre as questões da sustentabilidade, este documentário retrata pessoas que acreditam que é possível viver com menos e que os bens materiais não são a fonte da felicidade. Esse estilo de vida exige menos recursos naturais do planeta.
 
O filme está disponível na Netflix e não é recomendado para menores de 10 anos. 
 
Estes foram os 10 filmes e documentários indicados para as pessoas que querem aprofundar-se nas questões ambientais. Eles são, também, boas fontes para aqueles que querem seguir carreiras ligadas à proteção ambiental
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020