Questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade vêm ganhando cada vez mais espaço para debate e discussão. No meio de produção cinematográfica, não seria diferente.
Há diversos filmes, documentários e séries que nos ajudam a refletir sobre como a ação dos seres humanos pode acarretar graves consequências para a vida na Terra.
Vale lembrar que hoje, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Assim, separamos uma lista com 10 filmes ficcionais e documentários que retratam e debatem a condição ambiental nos dias de hoje, trazendo reflexões educativas sobre sustentabilidade e intervenção tecnológica na natureza, entre outras temáticas.
Veja 10 filmes e documentários que refletem sobre o meio ambiente:
Wall-E (2008)
Nossa primeira indicação é o longa de animação Wall-E, cuja trama retrata um futuro distante em que, após soterrar o planeta com lixo e poluir a atmosfera, o ser humano deixa a Terra para morar numa nave gigantesca. Então, um robô chamado Wall-E, único vivente da Terra, embarca numa viagem ao espaço que poderá decidir o futuro dos seres humanos.
A verificação indicativa é Livre, e é um ótimo filme para assistir com a família toda reunida. Você o encontra em plataformas de streaming como Globoplay e Telecineplay.
O Lorax: em Busca da Trúfula Perdida (2012)
Este outro filme de animação é baseado num livro homônimo do escritor estadunidense Dr. Seuss. Com músicas vibrantes, o filme aborda a aventura de Ted, um garoto que vive numa cidade em que tudo é feito de plástico, inclusive as árvores. Então, ele deixa sua cidade natal para buscar a última semente de árvore que existe. Será que Ted conseguirá encontrá-la?
A verificação indicativa também é Livre, sendo outra ótima pedida para assistir com a família inteira. Você pode encontrar o filme na Netflix, na Amazon Prime Video e no Telecineplay.
Xingu (2011)
Filme brasileiro baseado em fatos reais. Estrelado por Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat, o filme retrata a história da expedição dos irmãos Villas-Bôas, os mais importantes indigenistas do país, pelo Rio Xingu, no Brasil Central. O desbravamento do Brasil, o contato com aldeias indígenas e a criação do Parque Nacional do Xingu são elementos centrais do filme.
Dirigido por Cao Hamburger, você encontra esse filme no Globoplay e no Telecineplay.
A Lei da Água: Novo Código Florestal (2015)
Este documentário brasileiro discute a importância das florestas para o sistema hídrico do Brasil. Traz entrevistas com profissionais que têm atuação diretamente ligada ao meio ambiente, apresentando falas de ruralistas, ambientalistas, cientistas e agricultores. Além disso, trata das mudanças promovidas pelo novo Código Florestal.
A O2 Play Filmes disponibiliza gratuitamente o filme completo pelo canal do YouTube.
Cowspiracy: o Segredo da Sustentabilidade (2014)
Este documentário mostra como a agropecuária intensiva vem causando impactos negativos e devastando os recursos naturais da Terra. Essa obra documental também mostra por que algumas organizações ambientais sentem medo em abordar tal questão.
A verificação indicativa é de 10 anos, e o filme pode ser encontrado na Netflix.
Como Mudar o Mundo (2015)
Este filme documental retrata a história da fundação do Greenpeace, uma das organizações ativistas mais influentes do mundo. Um grupo de amigos saiu para protestar num local onde havia uma usina nuclear; tempos depois, se organizaram como o Greenpeace, mudando a noção de sustentabilidade e de ecologia.
O filme está disponível na Netflix e tem verificação indicativa de 12 anos.
Oceanos de Plástico (2016)
Este documentário dirigido por Craig Leeson explora algumas áreas atingidas pela poluição do plástico, evidenciando a mudança drástica nos ecossistemas.
Disponível na Netflix.
Mission Blue (2014)
Com temática que também explora os oceanos, este filme documental retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle, cuja proposta é salvar os oceanos de várias ameaças, como a pesca abusiva e o descarte de resíduos tóxicos.
Trata-se de um filme original Netflix, disponível nessa plataforma de streaming. A verificação indicativa é de 10 anos.
O Sal da Terra (2014)
Este documentário conta a jornada do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, intitulada “Gênesis”, que registrou diversas civilizações e regiões até então inexploradas do planeta. Dirigido por Juliano Salgado, filho de Sebastião Salgado, e codirigido pelo grande cineasta Wim Wenders, o filme coloca as questões ambientais a partir do olhar de Sebastião Salgado.
O filme não é recomendado para menores de 10 anos e pode ser encontrado no Youtube.
Minimalismo: um Documentário sobre as Coisas Importantes (2016)
Com o intuito de refletir sobre as questões da sustentabilidade, este documentário retrata pessoas que acreditam que é possível viver com menos e que os bens materiais não são a fonte da felicidade. Esse estilo de vida exige menos recursos naturais do planeta.
O filme está disponível na Netflix e não é recomendado para menores de 10 anos.
Estes foram os 10 filmes e documentários indicados para as pessoas que querem aprofundar-se nas questões ambientais. Eles são, também, boas fontes para aqueles que querem seguir carreiras ligadas à proteção ambiental.
Conheça nossos cursos de Pós-Graduação, conheça mais sobre a área e atualize-se para este mercado de trabalho que só vem crescendo, clique aqui e saiba mais!