10 pós-graduações em Fisioterapia que você precisa conhecer


Postado:


Você deseja se profissionalizar mas está em dúvida acerca de qual pós em Fisioterapia fazer? São diversas as opções de atuação e de especialização dentro desse importante setor da área da saúde, por isso, venha conhecer as possibilidades em Fisioterapia!
 
A fisioterapia é um dos segmentos mais completos dentro da área da saúde, englobando diversas especializações, justamente por se tratar de uma profissão voltada a ações preventivas e curativas.
 
Assim, o mercado de trabalho em Fisioterapia é bem amplo e competitivo. Segundo dados do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), em 2018 já existiam cerca de 240 mil fisioterapeutas no Brasil. Nesse cenário, a educação continuada e a busca por especializações podem ser diferenciais de mercado valiosos, que poderão abrir oportunidades para boas colocações em Fisioterapia no Brasil.
 
Além disso, existem outras razões para fazer uma pós-graduação na área da saúde, como:
 
• Garantir diferenciais competitivos de mercado.
• Aumentar a sua empregabilidade.
• Conseguir melhores oportunidades profissionais.
• Ampliar o seu networking, ou seja, sua rede de contatos.
• Buscar novos conhecimentos específicos.

Conheça quais são as pós em Fisioterapia:

1. Pós a Distância em Fisioterapia em Gerontologia 

Segundo o IBGE, o Brasil já tem mais de 28 milhões de pessoas classificadas na terceira idade, com 60 anos ou mais, e a tendência é que esse número aumente nos próximos anos. 
 
Dessa forma, a necessidade de profissionais da saúde especializados nesse grupo só cresce. Realizar uma Pós EAD em Fisioterapia em Gerontologia, portanto, pode significar diversas oportunidades de atuação e desenvolvimento da carreira.
 
Nessse curso de pós, são tratados assuntos como: conceitos e alterações fisiológicas do envelhecimento, principais doenças associadas ao envelhecimento, avaliação em gerontologia, intervenção fisioterapêutica nas diversas funções, entre outros tópicos.

2. Pós em Fisioterapia Cardiopulmonar 

Este curso tem por objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para fisioterapeutas na assistência ao paciente com alguma disfunção cardiopulmonar, com atuação em unidades de terapia intensiva (UTI), enfermarias e ambulatórios. 
 
A especialização em Fisioterapia Cardiopulmonar vem ganhando notoriedade, e a população começou a notar a importância da fisioterapia cardiopulmonar no tratamento de pacientes com Covid-19. 
 
São abordados assuntos como: anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório, fisiopatologia cardiovascular e respiratória, métodos e técnicas em fisioterapia cardiopulmonar, diagnóstico por imagem/eletrocardiograma, entre outros tópicos.

3. Pós em Fisioterapia Dermatofuncional

O fisioterapeuta com certificado na Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional estará apto a atuar na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar, no que se refere a disfunções dermatológicas, metabólicas, circulatórias, osteomioarticulares e neurológicas. Essa é uma área muito promissora dentro da fisioterapia.
 
Entre os assuntos tratados, estão: anatomofisiologia e histologia aplicada à dermatofuncional, bases da farmacologia e cosmetologia, terapêutica no queimado, entre outros assuntos. 

4. Pós em Fisioterapia Neurofuncional

O curso de especialização em Fisioterapia Neurofuncional engloba aspectos preventivos, curativos e de reabilitação em pacientes com alguma afecção no sistema nervoso central e periférico, em nível ambulatorial ou enfermaria.
 
São tratados assuntos como: neuroanatomia, neurociências, neuropediatria, semiologia, reabilitação de lesões periféricas ou centrais, neurologia clínica, entre outros tópicos.

5. Pós em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal

O fisioterapeuta inclinado a trabalhar com recém-nascidos, crianças e pré-adolescentes pode apostar na Pós-graduação em  Fisioterapia Pediátrica e Neonatal, justamente porque é a especialidade voltada a estudar as especificidades desses grupos. 
 
Entre os tópicos abordados durante essa pós, estão: genética, embriologia fetal e características anatomofisiológicas do recém-nascido e da criança, fisioterapia em neuropediatria, ortotraumatologia pediátrica e cardiopulmonar pediátrica, entre outros. 

6. Pós em Uroginecologia

O fisioterapeuta com pós-graduação em Uroginecologia estará especializado para lidar com doenças do trato geniturinário masculino e feminino, tanto na prevenção quanto no tratamento. Nesse contexto, o profissional poderá atuar, por exemplo, no tratamento de disfunções sexuais femininas.
 
Essa é uma área bastante promissora, mas com poucos profissionais especializados no mercado, por isso, pode ser uma ótima opção para novas oportunidades na carreira.
 
Entre os aspectos abordados no curso, estão: anatomia e avaliação do assoalho pélvico feminino e masculino, fisiopatologia e tratamento das principais doenças do sistema geniturinário, fisiologia aplicada à uroginecologia, entre outros pontos.

7. Pós em Fisioterapia Traumato-Ortopédica

A especialidade em Fisioterapia Traumato-Ortopédica é uma das mais procuradas da área, sendo ela responsável por atuar em avaliação, investigação e tratamento de doenças e disfunções relacionadas aos ossos, também englobando fraturas, entorses ligamentares e lesões musculares. O trabalho em Fisioterapia Traumato-Ortopédica é essencial para a diminuição de sintomas, a prevenção de cirurgias e a promoção da qualidade de vida.
 
Entre as temáticas abordadas, estão: bases anatômicas e biomecânicas na fisioterapia traumato-ortopédica, recursos terapêuticos utilizados, recuperação funcional, entre outras.

8. Pós em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva com Ênfase em Terapia Manual

A Pós em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva com Ênfase em Terapia Manual, além da abordagem traumato-ortopédica, é voltada ao estudo das especificidades da fisioterapia no contexto esportivo, dando ênfase à terapia manual.
Entre os assuntos abordados, estão: abordagem traumatológica e articular, terapias manuais e técnicas específicas em terapias manuais.

9. Pós em Reabilitação do Membro Superior e da Mão - Tratamento e Confecção de Órteses

A Pós em Reabilitação do Membro Superior e da Mão - Tratamento e Confecção de Órteses é voltada para prover subsídios teóricos e práticos para a reabilitação do membro superior e das mãos, com foco, também, em abordar tratamento e confecção de órteses.
 
Entre os assuntos abordados, estão: disfunções musculoesqueléticas do membro superior e da mão, avaliação e protocolos de tratamento, recursos terapêuticos para a reabilitação, entre outros.

10. Pós a Distância em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor

O curso de Pós EAD em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor tem como objetivo proporcionar uma compreensão do movimento humano, analisando as fases da aprendizagem e do desenvolvimento motor. 
 
Nessa perspectiva, o curso aborda temas como: fisiologia aplicada, biomecânica aplicada, capacidades e habilidades motoras, conceitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento motor, controle motor, aprendizagem motora, entre outros.
 
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos, ampliar seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, busque um curso de especialização.
 
 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020