10 pós-graduações em Nutrição para aumentar suas oportunidades na carreira


Postado:


A pós-graduação lato sensu, também conhecida como especialização, tem como principal objetivo o aprimoramento profissional e a ampliação dos conhecimentos técnico-científicos de determinada disciplina. Se o seu desejo é se tornar um nutricionista especializado, venha conhecer as possibilidades de pós na área.
 
Com o mercado de trabalho em Nutrição cada vez mais acirrado, uma especialização pode ser o diferencial que você precisa para aumentar as possibilidades de carreira nessa área.

Qual pós-graduação fazer em Nutrição?

#1 Pós EAD em Nutrição Materno-Infantil

A pós a distância em Nutrição Materno-Infantil tem como principal objetivo capacitar nutricionistas para aplicar a conduta nutricional de acordo com cada fase da vida, com foco nas fases da gestação e nos primeiros anos de vida, como na fase da amamentação
 
Entre os conteúdos abordados durante a pós em Nutrição Materno-Infantil estão:  alterações fisiológicas induzidas pela gestação e desenvolvimento fetal, nutrição da nutriz e nutrição de recém-nascidos e lactentes.
 
Aproveite para fazer um curso gratuito e com certificado em Princípios para a Nutrição Materno-Infantil para a Imunidade, ministrado por professoras mestras e doutoras da pós-graduação Estácio.
 
 
#2 Pós EAD em Nutrição Clínica: metabolismo, prática e terapia nutricional
Se você almeja se especializar em uma disciplina que tem como principal objetivo desenvolver competências e habilidades para atuação na área clínica, envolvendo o conhecimento dos múltiplos fatores envolvidos na prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde e do bem-estar, então a pós em Nutrição Clínica é a escolha certa para você.
 
Entre os assuntos abordados no curso estão: nutrição humana, avaliação nutricional e aprimoramento clínico, fisiologia, fisiopatologia e imunonutrição.
 

#3 Pós EAD em Obesidade e Emagrecimento

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, nos últimos 13 anos houve um aumento de 67,8% nos casos de obesidade. Com isso, ocorreu um aumento da demanda por profissionais capacitados para tratar os casos de obesidade.
 
Entre os assuntos tratados neste curso de pós-graduação estão: histórico da prevalência e da definição de obesidade, etiologia da obesidade e fisiopatologia da obesidade.
 

#4 Pós EAD em Tecnologia de Alimentos

O curso de pós em Tecnologia de Alimentos é focado em desenvolver habilidades voltadas para a atuação na indústria de alimentação, que vem crescendo nos últimos anos. 
 
Durante esse curso de pós são abordados assuntos como: tecnologia no beneficiamento de farinhas, destino e impacto de subprodutos e resíduos industriais, entre outros.

#5 Pós EAD em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional na Nutrição Clínica e Esportiva

O principal objetivo do curso de pós em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional é proporcionar um conhecimento aprofundado em prescrição de dietas na área clínica e esportiva. 
 
Além disso, essa especialização EAD capacitará o nutricionista a trabalhar com fitoterapia e suplementos nutricionais em complementação à prescrição dietética, preparando-o para lidar com as novas resoluções sobre prescrição de fitoterápicos e suplementos alimentares.
 
Entre os assuntos abordados durante o curso estão: bases nutricionais, suplementação nutricional e fitoterapia na saúde, nas doenças e na performance.
 

#6 Pós EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos

Assim como mencionado anteriormente, o mercado de alimentação vem crescendo cada vez mais e, dessa forma, há um aumento da demanda por profissionais que sejam capacitados a atuar também com toda a cadeia produtiva de alimentos, envolvendo as normas estabelecidas pela legislação, a exemplo das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
 
Entre os assuntos abordados durante esse curso de pós EAD estão: histórico e legislação em vigilância sanitária e segurança e qualidade da cadeia produtiva de alimentos. 

#7 PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO

O curso de pós-graduação em Bioquímica e Fisiologia da Nutrição visa proporcionar um conhecimento aprofundado sobre os mecanismos metabólicos e fisiológicos relacionados à Nutrição.
 
Para isso, nesse curso, há conteúdo sobre: bases metabólicas dos macronutrientes e micronutrientes, fisiologia da nutrição, interpretação de exames laboratoriais, fisiopatologia das doenças metabólicas, entre outros.
 

#8 PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM NUTRIÇÃO APLICADA À TERCEIRA IDADE

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas classificadas na terceira idade, com 60 anos ou mais, e esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Por esse motivo, essa é uma população crescente, que precisa de muita atenção e de cuidados com a saúde, o que inclui a nutrição.
 
Dessa forma, a especialização em Nutrição Aplicada à Terceira Idade é uma oportunidade para nutricionistas que têm a vontade de imergir no trabalho com pessoas idosas – um segmento que, como vimos, tende a crescer no Brasil.
 
Entre os assuntos abordados durante a especialização estão: introdução ao envelhecimento, bioquímica e metabolismo das macronutrientes e dos micronutrientes no envelhecimento, avaliação física e nutricional em idosos.

#9 PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO APLICADO À PREVENÇÃO E AO TRATAMENTO DE DOENÇAS (FISIOPATOLOGIA HUMANA)

A pós-graduação em Nutrição e Exercício Aplicado à Prevenção e ao Tratamento de Doenças tem abordagem multidisciplinar, assim, utiliza de conhecimentos nas áreas de Educação Física e de Nutrição, sobretudo, para possibilitar um olhar integrado e abrangente acerca da fisiopatologia humana nesses campos.
 
Entre os assuntos abordados durante o curso, estão: biologia celular, bioquímica e metabolismo dos macronutrientes e dos micronutrientes, fisiologia dos sistemas, doenças cardiovasculares, doenças hormonais, entre outros.

#10 PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM NUTRIÇÃO NA SAÚDE DA MULHER: ASPECTOS CLÍNICOS, ESTÉTICOS E DE PERFORMANCE ESPORTIVA

Esse curso de especialização na modalidade a distância, com aulas online, tem foco em fornecer conhecimento técnico-científico, bem como sua aplicação, para atuação mais aprofundada dos nutricionistas, levando em consideração a saúde da mulher em diversos aspectos: clínicos, estéticos e de performance esportiva.
 
Entre os conteúdos abordados ao longo do curso, estão: bases biológicas e aspectos fisiológicos no ciclo de vida da mulher, nutrição e estética na saúde da mulher, nutrição esportiva da mulher atleta, entre outros.

DICAS PARA ESCOLHER A PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO 

Entre tantas possibilidades e opções de especialização a distância, é possível que você fique perdido na tomada de decisão. Então, separamos 5 passos para ajudá-lo a escolher o melhor curso de pós-graduação na área de Nutrição:
 
1. Autoconhecimento: o primeiro passo é se conhecer. Para isso, cabe uma reflexão sobre onde você está e aonde quer chegar na sua vida profissional. Por isso, esse pode ser um bom momento para definir metas e objetivos para sua carreira como nutricionista, e, assim, descobrir quais especialidades cabem melhor na sua projeção de carreira.
 
2. Defina qual tipo de pós-graduação é melhor para você: entre as opções de pós-graduação, existe a stricto sensu (mestrado e doutorado) e a lato sensu (especialização e MBA). Por isso, na hora da decisão, leve em conta se seu objetivo é seguir carreira acadêmica, mudar de área de atuação, conquistar um cargo como líder ou gestor, entre outros.
 
3. Quais as possibilidades de cursos: agora, que você já sabe aonde quer chegar e qual tipo de pós-graduação se encaixa melhor na sua projeção profissional, é hora de averiguar e pesquisar quais as opções de pós-graduação na área de Nutrição. Aqui, você viu 10 opções de especialização na área, mas existem muitas outras opções de pós-graduação em Nutrição, inclusive, presencial.
 
4. Presencial ou EAD: avalie sua rotina, suas obrigações diárias e quanto tempo teria disponível, diariamente, para se dedicar ao curso de pós-graduação. Levantadas essas informações, escolha qual a que se encaixa melhor: EAD (ensino a distância), semipresencial (ensino híbrido) ou presencial.
 
5. Procure uma boa instituição de ensino: pesquise as instituições de ensino superior e verifique qual delas tem o curso de pós-graduação que você busca e a modalidade que você prefere, oferece as melhores condições, e, também, é reconhecida e credenciada pelo MEC.

Por que fazer uma pós-graduação EAD em Nutrição?

Agora que já sabemos as opções de pós EAD para ampliar as possibilidades para os nutricionistas, vamos conhecer quais são as vantagens de realizar um curso de pós EAD em Nutrição:
 
• Garantir diferenciais competitivos na área da Nutrição.
• Aumentar a sua empregabilidade.
• Conseguir melhores oportunidades profissionais.
• Ampliar o seu networking (rede de contatos).
• Buscar novos conhecimentos específicos.
• Flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina.
• Melhor custo-benefício.
• Certificado credenciado pelo e-MEC.
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos, ampliar seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, busque um curso de especialização EAD na área da Nutrição.
 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021