Por Cacia Rusenhack
Nessa época do ano, em nosso país, a umidade relativa do ar fica mais baixa e as temperaturas mais frias inibem a transpiração corporal. É justamente nesse período que os banhos quentes e até prolongados tornam-se prazerosos e relaxantes. Esses fatores isolados e, principalmente associados, são os maiores vilões para que a nossa pele fique mais seca.
O manto hidrolipídico da pele (proteção natural resultante das excreções sebácea e sudorípara) fica comprometido porque o excesso de calor da água do banho diminui a oleosidade e a umidade natural. Resultado: uma pele ressecada, esbranquiçada, quebradiça, avermelhada e sensível, “pouco protegida” e mais susceptível à alergias.
Para prevenir e evitar esses incômodos é imprescindível que façamos hidratações faciais e corporais e, além disso, devemos investir em uma alimentação saudável, o que proporcionará grandes benefícios, não só durante esse período como também a longo prazo.
Confira 12 dicas simples importantes para você manter a hidratação!!!
1. Beba no mínimo dois litros de água por dia.
2. Uma alimentação adequada, segundo os nutricionistas, deve ser a base de legumes, hortaliças e frutas que são fontes de vitaminas e minerais e que neutralizam os radicais livres prevenindo, assim, o envelhecimento da pele.
3. Evite banhos muito quentes e demorados. Não é recomendável se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico.
4. Dependendo da composição, sabonetes líquidos são mais indicados comparados aos sabonetes em barra.
5. Nunca hidrate uma pele sem antes limpá-la adequadamente.
6. Uma pele oleosa também pode ficar desidratada. Não se esqueça que uma coisa é óleo e outra é água! O hidratante para esse tipo de pele deve ser em gel ou gel creme.
7. Usar um bom hidratante diariamente e imediatamente após o banho auxilia a melhor permeação do cosmético, já que a umidade promovida não se perde no ambiente.
8. Loções tônicas equilibrantes do pH cutâneo são indispensáveis. Use sempre após a higienização básica com emulsão ou sabonete de limpeza.
9. Aqui segue uma pequena relação de alguns componentes bastante eficazes nas formulações dos cosméticos hidratantes: Uréia, Hidroviton, Vitamina A, C, E e F, Gérmen de Trigo, Alfabisabolol, Rutina e Quercetina, Ácido Glicirrízico, Óleo de Purcelin, Camomila Matricária, Ácido Ferúlico, Óleos Vegetais e Complexos Lipossomados.
10. Não esqueça da hidratação labial, já que essa região costuma ficar bastante ressecada podendo até rachar.
11. Filtro Solar é indispensável e deve ser usado diariamente, independente do horário. Além de proteger contra os raios solares UVA e UVB, também são nossos aliados quando estamos expostos às lâmpadas fluorescentes, micro-ondas, TV e computador.
12. Aproveite essa época do ano e procure um especialista em Estética para realizar aqueles tratamentos que durante o verão podem ser mais ariscados devido o excesso de calor e pela inevitável exposição solar. Exemplo de tratamentos excelentes para serem feitos no inverno: peelings mecânicos e com ácidos, laser, tratamentos despigmentantes para manchas escuras, além de Terapia de Indução do Colágeno por Microagulhamento.
________________
Conheça os cursos de Pós em Estética ofertados pela Estácio.