4 benefícios comprovados pela ciência da meditação


Postado:


A meditação traz diversos benefícios para a saúde, comprovados, inclusive, pela ciência. Vamos descobrir quais são?
 
De acordo com o professor Ricardo Mazzonetto, em um artigo sobre Ansiedade e Meditação: “É uma prática milenar e conhecida em várias partes do mundo, tanto no ocidente quanto no oriente, tendo sido desenvolvida com diferentes variações em países como Índia, Japão, China, Egito, Grécia, Itália, Espanha, Turquia e outros”.
 
Vamos descobrir os principais benefícios da meditação.

4 principais benefícios da meditação para a saúde

1. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade

A meditação, em suas variadas formas, pode ajudar a melhorar a saúde mental como um todo, reduzindo o estresse e a ansiedade, por exemplo.
 
Em um estudo realizado por pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain, da Universidade da Califórnia, foi observado que em pessoas que meditam todos os dias existe uma diminuição na produção de hormônios atrelados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade e estresse: a  adrenalina e o cortisol.

2. Melhora o sono

As técnicas de relaxamento profundo também podem influenciar positivamente a qualidade do sono, mesmo nos casos de pessoas que sofrem com insônia. Um dos estudos que apontam esse fato foi o realizado em 2008 pelo Northwestern Memorial Hospital, de Illinois (EUA).
 
Você também pode gostar de:
+ Como a meditação ajuda a lidar com a ansiedade?
+ As vantagens dos cursos de pós EAD

3. Auxilia o reforço do sistema imunológico

Segundo o pesquisador  Judson A. Brewer, de Yale, “O aumento da atividade cerebral relacionada a pensamentos positivos tem influência direta na maior produção de anticorpos. A meditação também intensifica a ação da enzima telomerase” (publicado em uma notícia da UNASUS).
Assim, a prática contínua de meditação também ajuda no sistema imunológico, tão comentado atualmente por conta da pandemia de Covid-19. 

4. Expande o poder de concentração

A prática constante e regular da meditação pode aumentar o poder de concentração nas tarefas diárias, inclusive no trabalho e nos estudos, e isso para pessoas de todas as idades, de crianças até idosos. 
 
 
Outras vantagens e benefícios e vantagens da meditação:
 

Conheça o curso de Pós EAD em Docência e Prática da Meditação

O principal objetivo da especialização a distância em Docência e Prática da Meditação é proporcionar a formação de meditadores, professores e pesquisadores com profundo conhecimento de meditação, abrangendo tanto o saber antigo e tradicional quanto o saber moderno e científico.
 
Para isso, a pós conta com conteúdo aprofundado sobre:
• Panorama atual da pesquisa e ensino da meditação.
• Conceitos de sistema, método e técnica da meditação.
• Bases psicofisiológicas da meditação.
• Método da meditação clínica.
• Didática do ensino da meditação.
• Ética da pesquisa e ensino da meditação.
• Meditação na yoga e no esporte.
• Outros assuntos. 
 
O corpo docente é composto por profissionais com ótima formação acadêmica, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado, com grande experiência.
 
A pós é direcionada para graduados na área da Saúde, Educação, Psicologia e Ciências Sociais, e áreas correlatas. A carga horária é de 360 horas e a média de duração do curso de pós é de 12 meses. 
 
Está esperando o quê? Inscreva-se agora no curso de pós EAD em Docência e Prática da Meditação!
 

Compartilhe essa notícia

 

Lista de Tags

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021