4 principais recursos utilizados na Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Para proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes, reduzindo sintomas e ajudando nos processos de recuperação pós-lesão ou pós-operatório, os fisioterapeutas utilizam técnicas e recursos variados.

Hoje em dia, os recursos em fisioterapia mais utilizados são:

 

1. Eletrotermofototerapia

As eletroterapias, bem como as fototerapias, são amplamente difundidas e utilizadas nas recuperações e tratamentos, por conta de seus inúmeros benefícios para a saúde. Podemos citar como exemplo dos recursos eletrotermofototerápicos: TENS (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea, em tradução livre), EENM (Estimulação Elétrica Neuromuscular), ondas curtas, infravermelho e ultrassom. 

 

2. Hidroterapia

Na fisioterapia musculoesquelética, a hidroterapia é a utilização da água para fins terapêuticos. Entre os benefícios da hidroterapia estão: alívio das dores, fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, entre outros. 

 

3. Terapias manuais

Outros recursos importantes para a fisioterapia são as terapias manuais, que compreendem as técnicas de mobilização e manipulação das articulações, com o objetivo de diminuir algias e rigidez. 

 

4. Cinesioterapia

A cinesioterapia se refere a um conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam no fortalecimento e alongamento de músculos, em situações de prevenção e reabilitação de lesões. 

Essas e outras técnicas atualizadas com as novidades do mercado em fisioterapia você encontra na Pós em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

 

Você também pode se interessar por:

+ 10 pós-graduações em Fisioterapia que você precisa conhecer

 

A fisioterapia traumato-ortopédica

A Traumato-Ortopedia é ampla e envolve uma série de profissionais da saúde, dentre eles médicos e fisioterapeutas, que visam prevenir e tratar todo tipo de distúrbio musculoesquelético, sendo crônicos ou agudos.

Quando o assunto é fisioterapia, sabemos que a especialização em Traumato-Ortopedia é uma das mais procuradas pelos profissionais, por conta de sua alta demanda e abrangência.

Especificamente, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica é responsável pela investigação, prevenção e tratamento de doenças, lesões e disfunções dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.  

Quem nunca necessitou de uma fisioterapia pós-fratura? Pois são os fisioterapeutas especialistas que atuam no processo de reabilitação nesses e em outros casos de traumas, a exemplo, luxações, entorses ligamentares, amputações e lesões musculares.

Dessa forma, a atuação do fisioterapeuta especializado em Traumato-Ortopedia vai ser orientada nos processos de prevenção e reabilitação desses casos. 


 

 

Especialize-se já em Fisioterapia Traumato-Ortopédica!





 

 

Compartilhe essa notícia

Veja também