5 benefícios da massagem para a saúde e o bem-estar


Postado:


Massagem é uma prática muito difundida, que muitas pessoas procuram com o intuito de relaxamento. Todavia, a massagem não traz apenas esse benefício. Descubra outros benefícios da massagem para a saúde.

Vamos aos 5 principais benefícios da massagem:

1. Prevenção ou alívio de dores 

A massagem pode ser utilizada como terapia complementar, em casos de pessoas com condições que acarretem dores, náuseas, fadiga, entre outros sintomas, como pessoas com câncer. Contudo, nesses casos, a utilização da massagem deve ser prescrita e acompanhada pelo médico responsável pelo tratamento oncológico.
 
Ainda falando sobre a diminuição de dores, as massagens podem ser benéficas até para o pós-treino. De acordo com matéria publicada na Veja, um estudo australiano mostrou que, após um treino, uma massagem de apenas 10 minutos pode reduzir a dor em 30%. 

2. Alivia o estresse

Outra pesquisa demonstrou que, com a massagem, os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, caíram em 31%, ao passo que os níveis de hormônios como serotonina e dopamina, ligados ao bem-estar, aumentaram em cerca de 30%.
 
Assim, as massagens são aliadas poderosas para ajudar a aliviar tensões. Por isso, procurar um profissional especializado em massoterapia pode ser uma boa pedida para pessoas que lidam com muito estresse no dia a dia. 
 
Você também pode gostar de:
6 tendências de tratamentos estéticos
+ Guia prático para escolher entre pós ead e pós online/ao vivo

3. Melhora a circulação sanguínea

As massagens ajudam a estimular a circulação sanguínea e, assim, a manter a pressão sanguínea controlada, por meio da redução da frequência cardíaca. Além disso, as massagens podem ajudar na eliminação de resíduos na corrente sanguínea, como o excesso de gordura.

4. Melhora a qualidade do sono

Como dito anteriormente, a massagem ajuda na diminuição do estresse e na liberação de hormônios ligados ao relaxamento. Por isso, a aplicação dessa prática também pode beneficiar o bem-estar durante o sono, com noites mais tranquilas e de descanso.

5. Ajuda a melhorar a imunidade

As massagens, por causa de seus efeitos anti-inflamatórios e de redução dos níveis de estresse, podem colaborar para a melhora do sistema imunológico e, assim, para a promoção de uma saúde mais resistente a doenças infectocontagiosas. 
 
Além desses cinco benefícios, existem evidências sobre a utilização da massagem como prática terapêutica e complementar em pacientes com quadros de diabetes, hipertensão e câncer, entre outros.

Conheça a Pós Online em Estética Clínica com Ênfase em Terapias Aplicadas

Se você está na área de atuação em estética ou em terapias complementares, este curso de pós online com aulas ao vivo pode complementar sua formação e propiciar a atualização profissional necessária para que você se destaque no mercado de trabalho.
 
A Pós-Graduação em Estética Clínica com Ênfase em Terapias Aplicadas é um curso generalista direcionado a todos os profissionais da saúde, principalmente aqueles que têm formação básica em Estética. 
 
Sua proposta é reciclar conhecimentos, apresentando ao alunado tecnologias de ponta nas áreas de cosmetologia, eletroestética, terapias holísticas e terapias manuais.
 
Por isso, conta com um conteúdo rico, abordando assuntos como:
• Patologias Tegumentares em Estética Clínica;
• Cosmetologia Aplicada à Estética Clínica; 
• Técnicas de Massagem Facial e Corporal;
• Elaboração de Programa de Tratamento em Estética Facial e Corporal, entre outros.
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos, melhorar seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, inscreva-se no curso de Pós Online em Estética Clínica com Ênfase em Terapias Aplicadas.

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021