A especialização, também conhecida como pós-graduação lato sensu, é uma parte muito importante da educação continuada, justamente por aliar o conhecimento teórico com a experiência prática de uma disciplina específica de determinada área do conhecimento. Se o seu desejo é dar um upgrade na carreira e se tornar um(a) especialista em Comunicação e Marketing, venha conferir os 5 cursos de pós EAD na área.
 
As áreas de comunicação e de marketing só crescem nos últimos anos, sendo, por um lado, setores com diversas oportunidades de trabalho, e, por outro, áreas com muita concorrência. Por isso, uma especialização pode ser o diferencial que você precisa para fazer sua carreira na área da Comunicação ou do Marketing deslanchar. 
 

Confira as 5 pós-graduações em Comunicação e Marketing:

#1 Pós EAD em Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional, também conhecida como comunicação empresarial ou corporativa, é essencial nos dias atuais, justamente porque a informação e a comunicação entre a empresa e seus públicos específicos são fundamentais para administrar os relacionamentos e, assim, construir e manter uma imagem e uma reputação positivas no mercado. 
 
Dessa forma, o curso de pós a distância em Comunicação Organizacional tem como principal objetivo capacitar os profissionais a trabalhar com todo o processo de comunicação interna de uma empresa. 
 
Esse curso é focado em pessoas graduadas nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Comunicação e Marketing, Recursos Humanos e Pedagogia, e aberto a outros profissionais interessados. 
 
No conteúdo desse curso de pós são abordados assuntos como: fundamentos da comunicação corporativa, relacionamento com imprensa e media training, comunicação e marketing, gestão da comunicação, entre outros. 
 

#2 Pós EAD em MBA em Comunicação Corporativa 

Entre esse curso de pós em MBA em Comunicação Corporativa e a Pós EAD em Comunicação Organizacional, existem algumas semelhanças, tendo em vista que ambos são voltados a capacitar profissionais para atuarem na gestão da comunicação de uma organização. Porém, o enfoque de cada curso é diferente, sendo que um é uma especialização lato sensu e o outro, um MBA.
 
O que é pós em MBA? A sigla significa Master of Business Administration, ou, em português, Mestre em Administração de Negócios, e tem o foco em desenvolver competências e habilidades para líderes e gerentes de Comunicação Corporativa. Se você ainda está em dúvida, veja o nosso conteúdo completo sobre por que fazer uma pós MBA.
 
O profissional com a especialização em MBA em Comunicação Corporativa estará preparado para coordenar todas as atividades de comunicação interna de uma empresa, visando à administração de todas as manifestações de comunicação, de modo a garantir a sinergia do que é comunicado e a coerência entre o que é dito e o que é feito.
 
No conteúdo desse curso de pós são abordados assuntos como: teoria das organizações, marketing estratégico, relações públicas e gestão de públicos estratégicos, comunicação corporativa, identidade e reputação, entre outros.
 

#3 Pós EAD em MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político

A utilização do marketing e de técnicas de comunicação em ambientes políticos tem se especializado nos últimos anos, evoluindo para uma atuação, também, nas mídias digitais. 
 
O curso de especialização a distância em Comunicação Eleitoral e Marketing Político tem como objetivo formar profissionais capacitados a atuar de maneira ética e competente para orientar e direcionar as ideias do partido, candidato e governo; definir o público e alcançá-lo, e potenciar o relacionamento com os eleitores.
 
Esse curso pode ser realizado por profissionais graduados nas áreas de Administração, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia ou Ciências Políticas) e afins.
 
No conteúdo desse curso de pós são abordados assuntos como: propaganda e expressão multimídia, marketing estratégico, comunicação e discurso político, assessoria de comunicação para políticos e candidatos, campanha eleitoral e mídias alternativas, entre outros.
 

#4 Pós EAD em MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing

Inteligência competitiva é a forma com a qual o profissional se antecipa às exigências do mercado, por meio da captação e da organização de informações sobre a concorrência de uma empresa, para que as condições competitivas sejam ampliadas. 
 
Assim, inovação e competitividade são o foco do curso de pós-graduação EAD em MBA Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing, tendo em vista que esses são os dois pilares do mundo dos negócios atualmente.
 
No conteúdo desse curso de pós são abordados assuntos como: economia criativa e empreendedorismo, design thinking, marketing estratégico digital, etnografia, neuromarketing e comportamento do consumidor, entre outros.
 

#5 Pós EAD em MBA em Jornalismo Digital

As tecnologias transformam a maneira como produzimos, distribuímos e consumimos notícias e informações, reconfigurando a maneira com a qual o jornalismo atua. Dessa forma, com a aceleração das inovações e de novas mídias, é necessário que haja uma adaptação no fazer do comunicador, sobretudo do jornalista, a esse novo ambiente digital.
 
Por isso, a pós-graduação lato sensu em MBA em Jornalismo Digital prepara o profissional para atuar com as práticas jornalísticas no meio digital de comunicação, entendendo quais são as especificidades e as necessidades impostas por essas novas tecnologias.
 
Além disso, os jornalistas com especialização em Jornalismo Digital são os profissionais mais bem capacitados para combater as fake news, um grande problema na nossa sociedade atual, já que são os responsáveis por trabalhar com dados relevantes e confiáveis, para informar melhor a população.
 
No conteúdo desse curso de pós são abordados assuntos como: linguagem jornalística, redes sociais e comunicação interativa, jornalismo digital, jornalismo empresarial e assessoria de imprensa na web, jornalismo digital especializado nos portais, sites, blogs e microblogs, entre outros.
 

Por que investir em uma pós-graduação em Comunicação e Marketing?

Agora que já sabemos as opções de pós a distância na sua área do conhecimento, vamos conhecer quais são as vantagens de realizar um curso de pós EAD. Confira os motivos para você se especializar agora mesmo na área da Comunicação e do Marketing: 
 
• Garantir diferenciais competitivos na área da Comunicação e do Marketing.
• Aumentar a empregabilidade na sua área, ou, ainda, ampliar as possibilidades de atuação.
• Aumentar a pontuação em concursos públicos e, assim, as chances de conseguir um cargo público.
• Ampliar o seu networking (rede de contatos).
• Agregar novos conhecimentos específicos na prática do Marketing ou da Comunicação.
• Reconhecimento no mercado de trabalho.
• Aulas 100% online.
• Flexibilidade de horários: o EAD se encaixa na sua rotina.
• Melhor custo-benefício.
• Certificado credenciado pelo e-MEC.
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos e seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica e, ainda, conseguir diferenciar-se no mercado de trabalho, busque um curso de especialização EAD na área da Comunicação e do Marketing na Pós-graduação Estácio. 
 
pós ead em mkt e comunicacao