No mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a recolocação profissional não é uma tarefa fácil. Existem várias etapas e desafios a serem superados até a conquista do tão aguardado novo emprego. O primeiro deles é a elaboração de um currículo que seja simples e, ao mesmo tempo, coeso e atrativo para o recrutador. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo nessa conquista.
1 – Organização torna seu currículo atrativo
Na hora de escolher um modelo para seu currículo, opte por padrões organizados e de fácil leitura, com descrições breves e completas. As informações devem estar organizadas por tópicos, em categorias práticas, como informações pessoais, objetivos, formação e experiências profissionais. Evite modelos assimétricos, com cores fortes e sem estética atrativa.
2 – Evite o excesso de informações e detalhes
O currículo deve trazer informações sobre sua formação acadêmica e sobre especializações mais recentes. Isso significa que, se você tem uma formação superior, não é necessário citar a formação educacional básica, já que se entende que ela já foi concluída. Foque apenas na graduação e em cursos de especialização úteis para o cargo para o qual está se candidatando.
3 – Invista nos seus diferenciais
Conheça seus pontos fortes, suas habilidades e seu diferencial. Não deixe de fora seus cursos de idiomas e sua respectiva proficiência. Destaque também outras habilidades, conhecimentos técnicos e trabalhos já realizados que possam lhe dar vantagem na hora de competir com outro candidato, além de cursos de especialização e aprimoramento na área de atuação desejada.
4 – Proteja suas informações pessoais
Evite colocar o número de seus documentos pessoais e o seu endereço, entre outras informações que possam colocar sua segurança em risco. Você não sabe onde seu currículo irá parar e quem poderá ter acesso às suas informações. Esse tipo de informação só é necessária para a empresa no momento de sua contratação.
5 – Selecione suas principais experiências profissionais
Se você é um profissional que está há muitos anos no mercado, é importante incluir no currículo apenas as experiências mais atuais e relevantes para o cargo e o nível profissional almejados, enfatizando as habilidades e as atividades mais importantes exercidas, assim como o grau de responsabilidade e as competências requeridas para exercê-las.
Quer se destacar ainda mais no mercado de trabalho profissional, e aprimorar suas habilidades e conhecimentos? Conheça as condições especiais para os cursos de Pós-Gradução EAD da Pós Estácio e faça a diferença no seu currículo!