No dia-a-dia moderno e de rotina agitada, muitas pessoas estão habituadas a cumprir suas tarefas de trabalho em meio a outras atividades, nem sempre relacionadas à rotina corporativa, que podem prejudicar a produtividade e causar demasiados níveis de estresse. Cobranças, ligações, notificações, e-mails. Pequenos elementos comuns do dia-a-dia podem tirar o foco e colocar o funcionário no modo “multitarefa”, comprometendo seu desempenho e gerando irritabilidade.

O pesquisador de cultura colaborativa e trabalho, Bruce Daisley, argumenta que o ambiente corporativo moderno se tornou um enorme jogo de “Jenga”, onde as pessoas fazem de tudo para empilhar tarefas no topo, tirar peças de baixo e manter o equilíbrio. Pensando nisso, o pesquisador definiu uma série de dicas que podem ajudá-lo na sua rotina a fim de prevenir o estresse:

 

1 – Livre-se das notificações

Uma das atitudes mais práticas para reduzir o nível de estresse associado ao trabalho é desligar as notificações de e-mails e mensagens corporativas fora do ambiente de trabalho. Metade das pessoas que checam e-mails fora do trabalho mostram sinais de alto nível de estresse, assim como aquelas que permanecem conectadas à rotina e tarefas após o expediente. Não ter um momento de descanso gera esgotamento mental e diminui a produtividade.

 

2 – Reserve seu horário de almoço para você e sua refeição

Comer na mesa de trabalho já é um costume comum, tanto que está contribuindo para o aumento dos níveis de irritabilidade e estresse. A falta de tempo para refeições não pode virar um hábito. Se já faz parte da sua rotina, é hora de repensar seus costumes e voltar atrás. Reserve o horário das refeições para se alimentar com calma, sentir o sabor dos alimentos e não pensar nas preocupações administrativas. Estudos científicos garantem que momentos de pausa são essenciais para energia e concentração.

 

3 – Entre no modo “monge”

Cada vez mais pessoas têm dificuldades de concluir suas tarefas devido à tantas interrupções corriqueiras. Para evitar esse empecilho, o professor Well Cal Newport, da Universidade Georgetown, afirma que é necessário entrar no modo “monge”, que seria se isolar em um ambiente calmo, sem nenhum barulho ou aparelho que possa distraí-lo por, no mínimo, 1h30. O ideal é manter esse ritual por, no mínimo, duas vezes por semana.

 

4 – Interaja fora do mundo digital

Pesquisas americanas revelam que a melhor forma de aumentar a criatividade é compartilhando ideias e opiniões com colegas de trabalho, conversando e interagindo entre si. A pesquisa também ressalta que pequenos detalhes influenciam na qualidade do ambiente de trabalho, como a localização da máquina de TV. Instalar o café em um ambiente onde funcionários possam se sentir à vontade para conversar, por exemplo, incentiva esses momentos de interação.

 

5 – Faça um detox digital

O estresse e a ansiedade são as principais barreiras da criatividade no trabalho, e estar ligado no celular durante todo expediente aumenta essa tensão. Uma das melhores maneiras de resolver esse problema é promovendo um “detox” de dispositivos móveis, para que você possa entender que está tudo bem em não estar “online” o tempo todo. A pausa ideal pode ser um fim de semana relaxando com a família e amigos, longe do celular.

 

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