6 benefícios da leitura que vão instigar você a ler mais


Postado:


Desenvolver o hábito da leitura é um tópico que aparece frequentemente nas listas de objetivos do início do ano, não é verdade? Bem, uma coisa é certa: ler estimula e promove diversos benefícios para a saúde. 
 
Quer saber mais sobre as vantagens de ter hábitos de leitura? Então, este conteúdo foi escrito para você!
 
Segundo dados recolhidos da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, o brasileiro leu, em média, cinco livros no ano de 2019. Destes, metade foi lida por inteiro e metade foi lida em partes.
 
Entre os leitores participantes da pesquisa, 82% afirmam que gostariam de ter lido mais em 2019. O motivo mais frequente do porquê não foi possível ler mais foi a falta de tempo. 
 
Por isso, para ajudar a instigar um novo hábito, ou até mesmo para melhorar o hábito da leitura já assimilado, separamos algumas razões do porquê ler que podem servir de motivação. 

Confira 6 vantagens e benefícios de inserir o hábito da leitura no dia a dia:

1. Estimula o pensamento crítico

Ler suscita perguntas as mais variadas, aguçando assim o pensamento crítico e reflexivo. Com isso, o hábito da leitura pode ajudar você a ter uma visão mais crítica sobre o contexto sociocultural. Além disso, a literatura nos transporta para épocas, mundos e realidades diferentes, fazendo com que a nossa leitura de mundo seja expandida para além da nossa própria vivência.

2. Estimula a criatividade

Duas das habilidades desenvolvidas pelos leitores assíduos são a criatividade e imaginação. Quando lemos um livro, de ficção ou não, aguçamos a capacidade de imaginar cenários, personagens e situações. Assim, a leitura facilita enxergar novas possibilidades e perspectivas nos seus projetos profissionais, acadêmicos ou pessoais.

3. Ajuda a melhorar a escrita

Quem lê melhor, escreve melhor! Então, pessoas que mantêm um hábito de leitura possuem um vocabulário mais amplo e rico. Além disso, a leitura ajuda a compreender e a organizar melhor os pensamentos na hora de escrever ou falar.
 
Você pode gostar de:
+ Mulheres na literatura: 5 escritoras brasileiras extraordinárias
+ 10 filmes e documentários sobre o meio ambiente
+ Conteúdos gratuitos e exclusivos de tradução e línguas

4. Estimula a mente e previne doenças

A leitura também tem a capacidade de provocar um estímulo mental que ajuda a retardar o aparecimento de sintomas relacionados ao Alzheimer e à demência. Segundo artigo da Neurology, o hábito de ler ajuda a preservar habilidades cognitivas.

5. Reduz os níveis de estresse

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, apenas seis minutos de leitura diária ajudam a diminuir o estresse e as tensões em até 68%. A pesquisa mostra, ainda, que ler promove relaxamento e alívio de tensões.

6. Favorece a empatia

Assim como vimos no primeiro tópico, a leitura nos possibilita entrar em contato com diversas realidades diferentes da nossa. Um estudo publicado pela Psychology Today mostra que a leitura acarreta um aumento na nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro, ou seja, de sentir empatia.
 
Agora que você já sabe alguns dos benefícios da leitura e está se sentindo mais motivado a incluir o hábito da leitura no seu dia a dia, que tal começar agora mesmo?

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021