6 dicas simples de como organizar seus estudos e impulsionar seu aprendizado

Para ter melhores resultados nos seus estudos, é preciso entender e organizar sua rotina. Por isso, veja nossa lista completa e tenha sucesso nos seus estudos sem complicações!

Dica 1: Monitore e anote sua rotina

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer suas tarefas diárias e organizá-las, da mais simples à mais complexa, por exemplo:

- Acordar

- Tomar banho

- Café da manhã etc.

Liste tudo o que você faz no dia, de preferência com os horários aproximados, para que você tenha um panorama de quanto tempo gasta em cada tarefa e, assim, possa estimar em quanto tempo as obrigações do dia estarão completas.

Dessa forma, você poderá organizar sua rotina e saber quanto tempo sobra para que possa se dedicar aos estudos.

Não se esqueça de incluir em sua rotina pelo menos um dia de descanso e lazer, sem nada de livros ou trabalho, afinal, nosso cérebro precisa de um descanso.

Use uma agenda de papel, virtual ou um quadro de tarefas para anotar suas atividades e o tempo gasto nelas.

Dica 2: Monte um plano de estudos

Depois de monitorar sua rotina e anotar tudo, você poderá ter uma visão mais clara do seu dia e já poderá partir para o segundo passo, que é planejar sua rotina de estudos montando um cronograma.

Para isso, você deve verificar todas as matérias que deseja incluir em seu cronograma, colocando o tempo e o horário do dia que deseja dispor para dedicar-se a elas.

Essas dicas valem para qualquer tipo de estudo, seja Enem, vestibular, graduação, pós-graduação ou concursos públicos.

Dica 3: Dê um tempo das redes sociais

As redes sociais podem ser um auxílio na hora dos estudos, porém, geralmente são uma distração quando estamos estudando. Por isso, nossa terceira dica está relacionada ao cuidado com as redes sociais.

Quem nunca parou e deu uma olhadinha no feed pra relaxar e acabou ficando horas no Insta? Mas não adianta tentar abolir de vez as redes sociais da sua rotina, pois isso só vai gerar mais ansiedade e vontade de escapar da organização.

Para evitar que isso aconteça, a dica é incluir no seu cronograma um tempinho exclusivo para as redes sociais. Você pode separar 15 ou 20 minutos do seu tempo e ser honesto consigo mesmo(a) para cumpri-lo.

Aos poucos, seu cérebro vai se adaptando a cumprir cada passo da rotina, e isso se tornará natural no seu dia a dia.

Dica 4: Método Pomodoro

Já falamos aqui sobre cronograma e organização do tempo, e esta dica vai ensinar como colocar isso em prática.

A Técnica Pomodoro recebeu esse nome porque seu idealizador, Francesco Cirillo, fundador da Cirillo Consulting, empresa de consultoria de negócios, usava um cronômetro em forma de tomate (que, em italiano, é “pomodoro”).

A metodologia consiste em gerenciar o tempo e encorajar as pessoas a trabalhar com o relógio a seu favor, e não contra elas. Vamos explicar!

Francesco usou um cronômetro para dividir seu dia de trabalho em blocos de 25 minutos separados por intervalos de cinco minutos.

A cada quatro blocos de 25 minutos, é feita uma pausa maior, de 20 a 30 minutos.

A explicação para o método é de que fazer pausas frequentes pode intensificar a agilidade mental. Dessa forma, o temporizador impõe certo senso de urgência.

Então, em vez de desperdiçar tempo de trabalho/estudo com pequenas distrações, seu cérebro vai focar o tempo que você tem para realizá-las sem mudar o foco para fazer outras coisas.

E uma curiosidade: o período de tempo estabelecido por Francesco Cirillo (25 minutos) é resultado de estudos que comprovam o período ideal de alta estimulação cerebral.

Dica 5: Não deixe matéria acumulada

Uma das coisas mais importantes para uma rotina organizada é não deixar matéria acumulada. Para isso, a dica é deixar, em seu cronograma de estudos, um espaço para possíveis imprevistos, inclusive porque, se você tiver uma rotina corrida, precisa considerar imprevistos.

Contudo, mesmo com os cuidados básicos, é possível ficar com matérias acumuladas. Continue conosco e saiba o que fazer se isso acontecer.

Para dar conta das matérias atrasadas e reorganizar sua rotina de estudos, é preciso alguns sacrifícios, como abrir mão de algumas horas de descanso ou até de finais de semana, dependendo da quantidade de matéria acumulada.

É possível também que você tenha que rever seu planejamento inicial, mas não se desespere, pois o objetivo é ter uma rotina organizada, e não uma rotina engessada. Assim, esse tipo de organização deixará de ser uma mera obrigação e passará a ser parte do seu dia a dia.

Dica 6: Estabeleça metas

Em seu cronograma, inclua metas progressivas, ou seja, comece criando metas fáceis e simples de cumprir e, aos poucos, deixe-as mais desafiadoras.

A ideia é que você evite as frustrações de uma meta muito difícil de alcançar. À medida que você vai cumprindo pequenas metas, seu cérebro vai sendo estimulado a avançar para desafios maiores.

E uma dica dentro desta dica é você se presentear por cada meta cumprida. Dê a você mesmo(a) pequenos mimos, como um lanche gostoso, um tempinho para assistir à sua série favorita, um papo descontraído com um amigo etc. Pequenas coisas que vão manter você animado(a) para prosseguir firme no seu cronograma de estudos e metas.

Uma sugestão de metas é, por exemplo: cumprir dois pomodoros seguidos e, depois, aumentar gradativamente até cumprir sua carga de estudos proposta para o mês.

Vale lembrar que suas metas devem:

- ser concretas;

- poder ser medidas;

- ter prazo estipulado.

Seguindo nossas dicas, ficará muito mais fácil e dinâmico você ter sucesso na sua rotina de estudos.

Mas ainda não acabou!

Preparamos pra você um E-BOOK exclusivo para alunos Pós Estácio! CLIQUE AQUI, garanta GRATUITAMENTE o seu GUIA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL, simples e completo pra você aplicar na sua rotina.

 

Compartilhe essa notícia

Veja também