8 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL


Postado:


Todos nós adoramos saber curiosidades sobre qualquer tipo de assunto, não é mesmo? O ser humano é um ser curioso por natureza.

Pensando nisso, você já imaginou como era o nosso país na época do descobrimento até chegar aos dias de hoje? Claro que estudamos isso, mas muita coisa não é aquilo que aprendemos na escola.

Se você, como a gente, gosta de obter muito conhecimento, leia as 8 curiosidades da história do Brasil que separamos para os curiosos. 

 

NO DESCOBRIMENTO DO BRASIL...

1. QUEM REALMENTE DESCOBRIU O BRASIL

Ao contrário do que aprendemos, o Brasil foi descoberto antes dos portugueses. Três meses antes do descobrimento “oficial” do nosso país, o navegante espanhol Vicente Pinzón relatou, em janeiro de 1500, ter chegado a um local completamente desconhecido pelos reinos da Espanha e de Portugal, ou seja, nosso Brasil.

2. VIAGEM DE PEDRO ÁLVARES CABRAL

A viagem que Pedro Álvares Cabral fez ao Brasil demorou mais de um mês! Ele saiu de Lisboa no dia 9 de março de 1500 e chegou no dia 22 de abril, próximo à região de Porto Seguro, totalizando 45 dias de navegação.

3. DIVERSIDADE DE IDIOMAS

Antes do descobrimento, eram falados mais de mil idiomas no Brasil. Hoje, apenas 180 deles sobrevivem e 11 são os mais praticados.

4. A CHEGADA DO TELEFONE

O primeiro telefone foi instalado aqui no Brasil em 1876, no Palácio Imperial de São Cristóvão, residência da família imperial. Dessa forma, o Rio de Janeiro foi a segunda cidade no mundo a ter uma linha telefônica, depois de Chicago.

 

Você também pode gostar de:

+ Mulheres na literatura: 5 escritoras brasileiras extraordinárias
+ História da arte: área de atuação e qual curso de pós fazer

 

NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL...

5. O GRITO DO IPIRANGA

Todos conhecem o famoso quadro “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, certo? Na ocasião nele retratada, porém, os cavalos dos cavaleiros eram, na verdade, jumentos. Contudo, para deixar o ato mais histórico e imponente, o pintor substituiu os animais.

6. FATO CURIOSO

Estudos históricos revelaram que Dom Pedro I não declarou a independência às margens do riacho do Ipiranga por ser um lugar bonito para um marco histórico, e sim por estar com diarreia e por lá ser um ótimo lugar para que ele pudesse fazer suas necessidades rapidamente.

 

NA REPÚBLICA DO BRASIL...

7. CARTA DE DOM PEDRO II AOS BRASILEIROS

Antes de voltar à Europa, Dom Pedro II escreveu uma carta aos brasileiros, na qual ele dizia: “(...) Resolvo partir com a minha família para a Europa amanhã… Ausentando-me, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, e faço os mais sinceros votos para que atinja a sua grandeza e a merecida  prosperidade (...)“.

8. O PRESIDENTE QUE GOVERNOU POR MENOS TEMPO

Entre muitos presidentes que tivemos, Carlos Luz foi o que teve o menor mandato até hoje. Ele governou o Brasil por apenas três dias.

 

Agora que você já está muito bem informado sobre alguns fatos da trajetória do nosso país, que tal conhecer um pouco o curso Pós-Graduação EAD em História e Cultura no Brasil?


 


 

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021