A abertura de franquias
Abrir o próprio negócio ou uma franquia é um sonho comum entre muitos brasileiros. O espírito empreendedor é notável entre a população: estima-se que 76% preferiria ter o próprio negócio ao invés de ser empregado. Fatores como maior autonomia e prazer no trabalho são atrativos, estimulando a busca pela atividade empresarial. Dentre as inúmeras opções, uma tem tido relevância considerável no Brasil: a abertura de franquias.
Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em que se estabelece a distribuição de serviços ou produtos pela concessão de uma marca ou patente de um franqueador (detentor dos direitos) a um franqueado (aquele que irá abrir o negócio). Ao entrar em contato com o franqueador, é feita uma análise da proposta e um levantamento geral sobre mercado e local de funcionamento para verificar a viabilidade do negócio.
Além de realização profissional, o retorno financeiro parece certo, o que muitas vezes pode se tornar uma armadilha. Por isso, antes de decidir a abertura da franquia é necessário ter cautela e uma visão geral sobre os fatores que englobam o negócio, de modo a enxergar riscos e evitar frustrações.
Abaixo seguem vantagens e desvantagens ao se abrir uma franquia:
Vantagens
- Negócio fácil para abrir.
- Produtos e/ou serviços previamente estabelecidos.
- Força da marca no mercado, feita por ações publicitárias anteriores.
- Tecnologia e sistemas desenvolvidas pelo franqueador, tornando o tempo de início menor.
- Retorno financeiro mais rápido, pois o público já é familiarizado com a marca.
- Suporte no treinamento de funcionários.
Desvantagens