As amígdalas são estruturas do organismo que ajudam o sistema imunológico na proteção contra agentes invasivos. Eles funcionam como uma armadilha para invasores antes que eles possam entrar no resto do corpo, agindo como uma primeira linha de defesa para prevenir a infecção. Esta característica também pode torná-los muito vulneráveis à infecção, especialmente nas crianças.

Mais comumente, bactérias ou vírus infectam as amígdalas, embora amigdalite também pode ser causada por fungos e parasitas. Quando infectadas, as amígdalas começam a inchar, e eles podem desenvolver manchas brancas ou uma descarga de pus. O paciente geralmente tem dor de garganta, mau hálito, e uma sensação de mal-estar geral. Em alguns casos, as amígdalas tornam-se tão inflamadas que é difícil respirar, ou o paciente tem dificuldade para dormir profundamente.

Às vezes gargarejos de água salgada aceleram o processo de recuperação e aliviam a dor, e eles podem seguir dietas de restrição, ingerindo apenas alimentos moles ou líquidas, quando as amígdalas estão extremamente inchado. Se a amigdalite se tornar recorrente ou então debilitante, pode ser indicada uma cirurgia.

Os organismos que causam amigdalite são contagiosos, e eles podem ser transmitidos de pessoa para pessoa. As pessoas devem manter a higiene básica, tais como lavar as mãos e não compartilhar talheres, copos e outros objetos infectados para evitar a propagação de doenças de todos os tipos, incluindo aqueles que causam infecções das amígdalas.

Conheça os cursos de Pós Enfermagem