O bem-estar físico é um elemento valioso de vida para as pessoas de todas as faixas etárias, especialmente para os idosos. Em indivíduos de mais idade, o bem-estar é importante na manutenção da saúde, da flexibilidade e da longevidade, bem como no controle de dores e sintomas de doenças causadas pelo envelhecimento.

Programas de fitness podem ajudar os idosos a manter um peso saudável e o funcionamento do corpo. O corpo ao envelhecer se torna mais fraco, e por isso movimentá-lo através de exercícios pode ajudar a restaurar e preservar a sua força, ajudando os idosos a manter a sua mobilidade para as tarefas diárias. Muitas quedas e lesões que os idosos geralmente sofrem podem ser prevenidas por meio de atividade física regular.

O sistema imunológico dos idosos muitas vezes é mais suscetível à doença, desde casos graves até resfriados comuns. Exercitar-se pode ajudar a melhorar a resistência e a funcionalidade do sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças e diminuir o risco de incidentes fatais, como um infarto. Se uma pessoa idosa desenvolver uma doença, o exercício pode muitas vezes ajudar a controlar a doença, bem como aliviar seus sintomas, como por exemplo no caso de artrite reumatoide, artrose, entre muitas outras. Isso resulta em um estilo de vida muito mais confortável.

Várias opções de atividades de fitness estão disponíveis para pessoas mais velhas. Caminhadas e exercícios na água, como hidroginástica, pilates e yoga são opções populares com exercícios suaves. A escolha da atividade depende da preferência e das habilidades do indivíduo.