A palavra carreira profissional pode parecer algo muito assustador e distante para muitos estudantes do Ensino Médio, mas a verdade é que se os jovens não estiverem preparados ou informados, escolheram algum curso que no futuro não agradará e isso os deixarão frustrados. Nessa hora a orientação da Escola e familiares é muito importante para a escolha do jovem.
“Muitos jovens se conformam com essa situação e se transformam em profissionais desmotivados, que continuam executando seu trabalho, mas frustrados, desinteressados e insatisfeitos”, diz o Professor Gasparetto, do curso de Pós em Gestão.
Quando falamos em orientação, não queremos dizer impor ou pressionar o adolescente a fazer um curso tradicional e que lhe dará muito dinheiro. A orientação nesse caso é fazer com que seja pensado e considerado as aptidões, preferência, desenvoltura e facilidades.
Uma boa carreira profissional é forma de escolhemos aquilo que gostamos de fazer, pois só assim conseguiremos colocar toda a nossa energia no trabalho e sempre com alegria.
Esse foi o tema do Blog do Gasparetto, que explica o processo como um todo e dá orientações para os jovens que precisam encarar a decisão de abandonar o curso.
Veja o artigo na íntegra em: Você e a sua carreira