O frio bate à porta e é importante adequar a casa para recebê-lo com o melhor da decoração. Também é fundamental fazer dos cômodos locais mais agradáveis. Por este motivo, esquentar a residência com muito estilo é algo sempre bem-vindo!
 
De acordo com a professora do curso de Pós em Design de Interiores da Estácio, Arquiteta Tatiana Tancredi Zmyslowski, mantas e almofadas são essenciais para compor a decoração na estação mais fria do ano. Adotando um estilo que respeita a sazonalidade, estes objetos mudam e seguem determinado período, ou momentos comemorativos e festivos, como por exemplo a Copa do Mundo 2018. Assim, a partir dos conceitos do design, os materiais podem aparecer em tons verde, azul e amarelo. 
 
“Por outro lado, pensando em outono/inverno, podemos usar cores e texturas mais quentes e aconchegantes. Temos nesse caso a manta de tricot, que está alta”, afirma a professora.
 
Ela complementa, citando ainda o bom uso da lareira nas salas de estar e jantar, algo que auxilia socialmente no convívio entre as pessoas, além de ser um elemento estratégico e arquitetônico. “Mas devemos salientar que nem todos os ambientes são adequados à sua locação. Sobretudo, devemos estar atentos à sustentabilidade, que, atualmente, está relacionada com a lareira ecológica – comum a qualquer local e superfície, possuindo diversos tamanhos, e se adequando muito bem ao projeto”, ressalta.
 
E quanto às cortinas e tapetes? “A cortina é a ‘maquiagem’ de uma janela, e o tapete delimita os espaços, portanto são especiais para a decoração.” Segundo a arquiteta, no inverno, considerando que há piso frio nos espaços, tapetes trazem mais conforto e sensação de aconchego. Quanto mais escuros, em tonalidades terrosa, cinza e preta; maior a sensação de calor.  
 
Outro componente que tem função de destaque é o papel de parede. Ele assume uma enorme gama de estampas e texturas, e vem também com tecnologia avançada (pode ser 3D, antibacteriano, antimofo e resistente à umidade). Por esta razão é coringa! 
 
Por fim, ao falar a respeito dos pisos clássicos, a professora lembra aqueles em madeira, que são tendência, e o carpete (hoje adotado por muitos decoradores, pela relação custo-benefício oferecida). Foco também no piso vinílico, que imita a textura da madeira.
 
——————
 
E então, aproveitou as dicas? Siga algumas delas para incrementar os seus ambientes preferidos no inverno.
 
Abra os braços para receber a mais charmosa das estações!