A relação entre depressão e déficit cognitivo é bem conhecida. A depressão provoca alterações no cérebro e afeta a disponibilidade de certos neurotransmissores como serotonina e a dopamina, sendo que esses neurotransmissores não afetam apenas o humor, mas também podem diminuir as capacidades cognitivas.
É importante que as pessoas, assim como os médicos, reconheçam e compreendam as conexões entre depressão e déficit cognitivo, porque elas são reais e podem ser muito frustrantes para as pessoas em tratamento. Problemas com memória e concentração são dois dos sintomas mais comuns resultantes dessas conexões. As pessoas podem desenvolver dificuldade para se concentrar no trabalho, ou pode ter dificuldade em lembrar informações que aprenderam recentemente. Se distrair no meio de uma tarefa e esquecer de completá-la também são situações comuns.
Além disso, os indivíduos com depressão e déficit cognitivo frequentemente se sentem como se estivessem pensando lentamente. Pode ocorrer a sensação de que as outras pessoas estão falando muito rápido, sendo um desafio manter-se atento às conversas. Decisões rápidas, ou resolver um problema prontamente, pode parecer uma tarefa difícil ou impossível. Todas estas questões podem afetar o trabalho e os relacionamentos, por isso, é importante discutir essas questões com um psiquiatra ou psicólogo, a fim de receber tratamento. Isso pode incluir medicação, ou a prática de atividades e habilidades específicas para melhorar a função cognitiva.
Idosos com depressão são mais propensos a experimentar comprometimento cognitivo do que qualquer outro grupo; isso pode levar a problemas de saúde devido a mudanças de comportamento causadas pela confusão e falta de concentração. Ele também pode tornar mais provável que um indivíduo desenvolva doença de Alzheimer ou demência ao longo da vida. No caso de pessoas idosas, no entanto, pode ser difícil determinar a quantidade de disfunção cognitiva causada por depressão, e o quanto é resultado do natural envelhecimento, o que pode tornar a doença mais difícil de tratar.