A desidratação é a falta de ingestão de líquidos ou perda de fluidos do corpo, o que muitas vezes pode prejudicar as funções normais do corpo. A perda de líquido do corpo é muitas vezes resultado de vômitos, uso de certos medicamentos, transpiração intensa e diarréia. Os sinais de desidratação em idosos são: tonturas, diminuição da produção de urina, olhos fundos, pressão arterial baixa, e desenvolvimento de infecção do trato urinário.
Em adultos e jovens, um sinal de desidratação é o enrugamento ou diminuição da elasticidade da pele. Os indivíduos mais velhos têm, geralmente, pele enrugada, então esses sinais podem freqüentemente ser menos perceptíveis nos mesmos. Uma maneira de testar para a desidratação em idosos é, puxar a pele da mão e soltá-la. A pele deve retornar rapidamente à sua posição normal, e se não ocorrer isto, pode ser um sinal de desidratação. Alguns idosos também aparentam ter olhos encolhidos e fundos, e assim, muitos cuidadores podem não interpretar isso como um sinal de desidratação idosos.
Quando o corpo não tem líquidos o suficiente, o volume de urina também diminui. A cor da urina, muitas vezes torna-se mais escura e mais concentrada quando se está desidratado. A constipação também pode ocorrer devido a menor quantidade de líquido para amolecer as fezes. Para além destes, a desidratação em idosos também podem causar febre, secura dos olhos e boca, e ausência de suor. Sinais de desidratação severa podem frequentemente levar a cãibras musculares graves, confusão, perda de consciência e convulsões.
Muitos homens e mulheres idosos também são propensos a outros problemas de saúde, tais como diabetes, pressão alta e derrame. Eles podem estar tomando medicamentos que podem levar à desidratação, e isso pode complicar ainda mais as suas condições. Outro fator que pode contribuir e a sensação de sede também ser diminuída, assim, os idosos podem não se sentir a necessidade de beber quando necessário. Por estas razões, é importante para os cuidadores e familiares saber como olhar para os sinais e sintomas de desidratação em idosos.
A melhor maneira de evitar a desidratação em idosos é ter certeza de que eles recebem uma quantidade adequada de água todos os dias. Eles também devem ser encorajados a beber água com freqüência, e dispor de acesso fácil à água potável.
Conheça os curso de Pós em Enfermagem