Uma mulher grávida deve consumir uma dieta bem equilibrada durante este período para a saúde tanto dela, quanto do seu bebê. Em geral, a maioria das gestantes é orientada a aumentar a sua ingestão calórica em pelo menos 300 calorias adicionais por dia.

Embora as vitaminas pré-natais e suplementos possam ajudar a mulher a consumir dose diária recomendada de certas vitaminas e minerais, a melhor maneira de obtê-los é através da ingestão de uma grande variedade de alimentos e bebidas. A dieta durante a gravidez é bastante semelhante à dieta recomendada para pessoas não grávidas. O objetivo é comer uma ampla variedade de alimentos e, assim, ingerir uma ampla variedade de vitaminas e minerais.

Em muitos casos, a dieta de uma mulher durante a gravidez implica consumir mais alimentos e bebidas com cálcio. O bebê precisa de cálcio para crescer seus ossos e músculos, e se a mulher não consumir cálcio suficiente, o bebê usará o cálcio dos ossos da mãe, o que pode levar à osteoporose ou ossos frágeis. Por exemplo, uma gestante deve consumir cerca de 1.200 mg de cálcio por dia. O cálcio também pode ser encontrada em outras fontes de lácteos, como queijo e iogurte, vegetais verdes, como espinafre e brócolis, e alguns feijões e frutos do mar.

Algumas outras mudanças para a dieta de uma mulher durante a gravidez incluem ferro adicional e ácido fólico. O ferro é usado em numerosas e variadas funções no organismo, como por exemplo, na formação de células do sangue. O ácido fólico é útil para prevenir a espinha bífida e outros defeitos congênitos. Na maioria dos casos, o ferro deve ser aumentado na dieta durante a gravidez para 27 mg e de ácido fólico deve ser aumentado para 600 mcg por dia. Fontes de ferro incluem carnes, gema de ovo, lentilhas, espinafre, uva, melancia e amendoim. Embora o ácido fólico ocorra naturalmente em vegetais de folhas verdes, o melhor é consumir um suplemento de ácido fólico, que será facilmente absorvido pelo organismo.

Muitas mulheres são orientadas a consumir muita vitamina C para a sua dieta durante a gravidez também. A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, tomate e uva. A dieta durante a gravidez também inclui substâncias que devem ser evitadas, tais como o excesso de açúcar, álcool, queijos, peixe cru, sacarina, charcutaria e peixe cozido com altos níveis de mercúrio, como o atum, cação e salmão.

Conheça o curso de Pós em Nutrição Materno Infantil