Uma nutrição pobre em carboidratos é um tipo de estratégia de alimentação que restringe a ingestão de carboidratos, geralmente adotada por aqueles com o intuito de perder de peso. Os carboidratos estão presentes em alimentos ricos em amido, como pães, massas, cereais e arroz, assim como em frutas e legumes. A restrição desses alimentos teoricamente afeta os níveis de insulina no corpo, resultando na diminuição de açúcar no sangue, o que estimula o corpo a metabolizar os estoques de gordura.

Esta dieta quase sempre anda de mãos dadas com uma dieta rica em proteínas. Os carboidratos são substituídos com proteínas encontradas na carne, leite, peixe, os produtos de soja, e também em alguns vegetais de folhas verdes. Isto é simplesmente a premissa básica de uma dieta baixa em carboidratos, mas há muitas variações.

Profissionais de nutrição continuam relativamente incertos sobre o impacto na saúde e os efeitos a longo prazo de uma dieta baixa em carboidratos. Embora possa estimular a perda de peso, pode também aumentar os níveis de colesterol devido aos níveis de gorduras saturadas encontradas em muitas carnes, aves domésticas, e produtos lácteos. Outro efeito colateral da dietas é um estado corporal conhecido como cetose, em que o corpo está usando as reservas de gordura para a energia e liberando acetona na respiração e na urina, o que pode causar odor desagradável. Embora alguns dizem que a cetose é um estado potencialmente prejudicial para o organismo, esta afirmação permanece não comprovada.

Não é necessário seguir uma dieta especial para viver em uma dieta pobre em carboidratos, ou até mesmo para diminuir um pouco os carboidratos ingeridos em geral. Muitas pessoas conseguem atingir uma perda de peso apenas cortando os carboidratos encontrados em alimentos ricos em amido e açúcar, como pães brancos, arroz, ou refrigerantes. Geralmente, considera-se saudável comer frutas e vegetais durante a dieta. Além disso, os alimentos feitos com farinha branca pode ser substituídos por produtos integrais ou por outros alimentos que contêm mais fibras.

Ao tentar estabelecer uma dieta baixa em carboidratos, é uma boa idéia pesquisar o máximo possível para encontrar uma dieta mais próxima ao seu estilo de vida. Mantenha questões como o horário de refeições, lanches e restrições alimentares em mente. Tenha em mente que o exercício é geralmente um componente necessário de qualquer dieta encorajadora para a perda de peso, e muitas vezes quando utilizado em conjunto com um plano de alimentação saudável, é um fator decisivo para o sucesso.