As escolas têm por meio dos princípios éticos a construção da cidadania. 


O desenvolvimento da ética está ligado ao modo que a criança se  relaciona com o mundo externo. O papel da Escola,  de forma lúdica e com práticas educativas, é estimular as crianças ao desenvolvimento da formação ética, respeitando o próximo e criando assim uma sociedade digna.


Como instrumento de construção de caráter, a escola precisa conduzir um processo de aprendizagem, reflexão e prática em grupos. Assim o “jovem” estabelece sua própria autonomia para conquistar objetivos através da ética.

Antes da formação ética a criança passa por diferentes etapas, que são definidas por Piaget em sua obra “O juiz Moral da Criança”, em que o penador argumenta que todos nascemos donos de nossos destinos e desenvolvimento moral, porém, todos passarão pelas seguintes etapas: 

Anomia – O estágio motor que estabelece o contato individual, através da prática da repetição;

Egocêntrico – Devido à incapacidade de distinguir o externo do interno, o objetivo do subjetivo a criança é incapaz de tomar decisões articulando seus interesses pessoais com os externos;

Cooperação Nascente – Surge a possibilidade de criação de regras e articulação cooperativa para alcançar um objetivo comum;

Codificação das regras – Existe um interesse efetivo pela regra, sua discussão, sua readequação e reconstrução.

Usando essa mesma linha de raciocínio, podemos citar os exercícios em pares como uma forma de conectar a criança com pensamentos e ideias diferentes, trabalhando a inteligência interpessoal, a afetividade e muitas outras áreas da inteligência.

O Educador como comunicador e orientador precisa respeitar e propiciar o entendimento das necessidades, dificuldades e facilidades. Procurar conhecer as habilidades, interesses e valorizar pontos fortes, são práticas que conquista a criança para a aprendizagem.

Paulo Freire nos alerta para a importância desse querer bem sem deixar de lado a luta política pela dignidade.

Definimos então o papel social da escola: desenvolver a autonomia em favorecimento da formação de uma postura ética.

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