O verão está chegando e, por causa dele, milhões de pessoas começam a ficar preocupadas com a forma de seu corpo. O modo escolhido, principalmente pelas mulheres, é a dieta ou regime, que é definido como re-educação alimentar do indivíduo que procura entrar em forma, reduzir gordura e ser saudável.

Mas engana-se quem pensa que entrar em uma dieta é uma missão fácil. De acordo com a professora de Pós em Nutrição, Ceci Santiago, a maioria das pessoas que começa um regime acaba desistindo no oitavo dia. A professora explica ainda que isso deve-se a mudança radical na rotina alimentar, fazendo com que as pessoas sintam uma falta excessiva dos alimentos em que estão acostumadas.

O método mais eficaz para uma boa alimentação e para colher os benefícios à saúde, é fazer uma educação alimentar, visando assim eliminar vícios e hábitos de alimentação não saudáveis. Nesse caminho a atividade física é uma parceira fundamental para o alcance do objetivo. Ambos deverão ser realizados com prazer, pois nada acontece quando fazemos algo em que não gostamos ou nos sentimos desconfortáveis.

Uma mudança na saúde irá causar grandes impactos no corpo, porém, precisamos pensar que não é só porque atingimos os objetivos que temos que abandonar a dieta. O segredo está em trabalhar junto ao cérebro, fazendo-o entender que a educação alimentar é fato padrão em seu corpo e que você terá que faze-ló para sempre.