O profissional que atua diretamente com enfermagem do trabalho atua na liderança da equipe como um todo. O enfermeiro do trabalho é responsável por todo o planejamento e bem estar do paciente, no hospital ou em casa. Ele também é responsável por conduzir todas as ações em relação aos colaboradores de acordo com a biossegurança. Para alcançar o cargo o enfermeiro precisa cursar pós-graduação em enfermagem.
Uma de suas principais tarefas é olhar para a segurança no ambiente de trabalho na área de enfermagem, isso envolve toda a parte de higiene, análise de riscos, planejamento e agilidade para atuar rapidamente em situações extremas, como acidentes, riscos de contaminação e doenças ou danos à saúde dos funcionários.
Apresenta as seguintes atribuições: coleta de informações sobre doenças ocupacionais, dados estatísticos de trabalhadores doentes e sãos e o número de casos de moléstias entre os colaboradores, estuda as etapas que antecedem aos estudos epidemiológicos, as condições e riscos do ambiente de trabalho, treina e informa os trabalhadores sobre a importância no uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e precaução de acidentes de trabalho.
Esse profissional atua conforme as normas de saúde do trabalho e da segurança do trabalho, sendo orientado para garantir ao trabalhador o cumprimento dos seus direitos.
O enfermeiro do trabalho assegura melhores condições de trabalho e propicia satisfação, além de inspirar confiança e atenção para os trabalhadores que, em resposta, apresentarão um melhor rendimento e produtividade na realização das suas atribuições.