A enfermagem é a arte de cuidar do outro. Atua no sentido de contribuir para a melhoria dos enfermos e sua completa reabilitação de um quadro de saúde não favorável.  Pode-se dizer que o desafio do profissional consiste na promoção da saúde e na prática diária dos cuidados durante o exercício das atividades, superando as dificuldades enfrentadas na assistência aos enfermos. 
 
A rotina que abrange diversos aspectos da carreira é também uma oportunidade de troca e de convivência com as pessoas, na medida em que o envolvimento ético e responsável para com os pacientes torna-se um diferencial. 
 
Em relação à atuação, o profissional está presente tanto nos ambientes de atendimento público quanto atendimento privado. De acordo com o professor William Malagutti, que ministra aulas nos cursos da Estácio de Pós em Enfermagem Dermatológica, Nutrição Pediátrica e Escolar, Segurança Nutricional e Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material de Esterilização, “as instituições de ensino, tanto na graduação quanto na pós, precisam ser de qualidade para promover uma efetiva transformação e capacitação deste profissional de saúde, trazendo a ele conhecimentos técnicos e científicos.” 
 
Trabalhando também como Coordenador de Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica, Mallagutti ressalta que, para os enfermeiros que fazem parte deste segmento, em especial, “é preciso uma especialização focada no planejamento e na assistência à saúde pública”. Assim, ao agir aliado às equipes multiprofissionais de apoio, ele estará preparado para a prevenção de agravos, o auxílio no diagnóstico e a introdução a um tratamento mais completo, obtendo, desta forma, o sucesso na reabilitação de seus pacientes. 
 
Conheça os cursos de Pós em Enfermagem promovidos pela Estácio.