Enfermagem obstétrica é uma área de saúde que se concentra no atendimento às gestantes e aos bebês. A obstetrícia é uma especialidade cirúrgica que trata o atendimento de mulheres e da criança durante a gravidez, e também do parto e do período imediatamente seguinte a ele. As enfermeiras obstétricas analisam, implementam e avaliam os cuidados nas etapas de parto, sendo que elas podem mais especializadas em enfermeiras perinatais ou enfermeiras de parto e pós-parto.
Os deveres de enfermagem obstétrica podem variar de acordo com as necessidades do paciente. Uma enfermeira obstétrica pode avaliar cada mãe e bebê a desenvolver um plano de cuidados individualizado, colaborando com os médicos ou outros prestadores de cuidados de saúde. Este ramo também envolve o monitoramento da mãe e do bebê para reações adversas durante o gravidez, e caso isso aconteça, a enfermeira obstétrica irá fazer alterações no atendimento ao paciente com base no seu próprio conhecimento médico, bem como seguindo o aconselhamento de médicos especializados.
Durante a maior parte do tempo em que uma mulher está em trabalho de parto, ela é atendida por uma enfermeira obstétrica. A enfermeira pode administrar medicação para dor ou fornecer outras formas de administrar as dores do parto. Durante este tempo, a enfermeira irá monitorar o progresso do trabalho e alertar o médico sobre o momento ideal para o nascimento.
Após o parto, uma enfermeira obstetra também pode ensinar aos pacientes sobre os cuidados relacionados à saúde pós-parto e ao recém-nascido. A enfermagem obstétrica envolve a prestação de apoio emocional para os novos pais enquanto eles tentam se ajustar a seu bebê recém-nascido, podendo ajudar a mãe e o bebê se sentirem confortável com a amamentação, por exemplo.