A geração Y e o mercado de trabalho

As pessoas nascidas na década de 80 e 90, são denominadas geração Y, conhecidas como geração da internet, ligados em tecnologia e novas mídias. Os jovens profissionais recebem muitas informações instantaneamente em diferentes meios, procurando desafios e oportunidades, em tudo que realiza.

No ambiente de trabalho não é diferente, buscando cada vez mais alinhar-se aos desafios hoje proposto pelas empresas, o jovem profissional visa em seu currículo uma estratégia de conseguir seus objetivos. Mas engana-se quem pensa quem esse profissional não está muito afim de novas experiências e pressão, pelo ao contrário, a geração Y não aceita gestores que apenas determinam o que eles devem fazer, querem participar e ter um feedback sobre suas atividades. Tem a necessidade de uma evolução imediata, o que determina a permanência dos talentos da geração Y é a identificação com os valores da instituição, o desafio e a clareza nas funções desempenhadas e realização pessoal, visto que essa geração tem pressa no reconhecimento.

Muitas são as qualidades da geração Y e podemos destacar algumas, como:

– Criatividade;
– Autonomia;
– Vontade;
– Desafiador;
– Capacidade de lidar com muita informações.

No Brasil, cada vez mais notamos, que jovens profissionais estão em cargos como gerência, permitindo com que um novo olhar seja colocado e transmitido para toda a empresa.