A Gestão da qualidade é um sistema usado por todos os tipos de empresas em todo o mundo, para ajudar qualquer tipo de negócio fornecer aos consumidores o melhor produto e/ou serviço possível através da coordenação de suas atividades, o que leva a um aumento da sua eficácia e eficiência. Há muitos tipos diferentes de sistemas de gestão da qualidade utilizados pelas empresas. Através desses tipos de sistemas, uma empresa pode monitorar e medir a qualidade de seus produtos e/ou serviços que estão sendo oferecidos aos consumidores. Um sistema de gestão de qualidade eficaz ajuda uma empresa a aumentar a sua vantagem competitiva, aumentar o seu desenvolvimento organizacional, destacar a sua satisfação do cliente, e muito mais.
Através de uma gestão de qualidade, uma empresa descobre que é capaz de ganhar uma vantagem competitiva, porque pode entender melhor todos os seus processos operacionais. Compreender os processos operacionais permite a uma empresa melhorá-los, o que, por sua vez, permite a inovação e melhoria da qualidade de seus produtos e/ou serviços que estão sendo oferecidos aos consumidores. Algumas das ferramentas de qualidade de melhoria de processos de controle mais comumente utilizados são o mapeamento de processos, brainstorming, diagramas de dispersão e gráficos de controle. É importante para uma empresa escolher com cuidado as ferramentas de gestão da qualidade que ele usa, pois as empresas do mesmo ramo podem usar diferentes tipos de sistemas.
Sistemas de gestão de qualidade também levam ao planejamento da qualidade, o que leva a uma melhora na capacidade de comunicação dos funcionários, uma ampliação de habilidades e conhecimentos dos empregados, bem como um aumento na flexibilidade organizacional. Estes sistemas também melhoram as relações cliente/fornecedor interno de uma organização.
Um dos aspectos mais valorizados da utilização de um sistema de gestão da qualidade é que ele leva a um aumento na satisfação do cliente. Este tipo de sistema aumenta a capacidade de negócios reduzirem o tempo de espera dos seus consumidores, melhorar os seus métodos de entrega e transporte, assim como aumentar a sua fidelização. Quanto maior a taxa de fidelização dos clientes que uma empresa tem, maior o seu nível de lucro. Um sistema de controle de qualidade é capaz de analisar as experiências dos clientes atuais e passados para atender as expectativas dos clientes existentes e potenciais.
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